10 dicas para fazer home office com filhos em casa

10 dicas para fazer home office com filhos em casa

por Equipe Danone Nutricia 25 de março de 2020 5 minutes

Em tempos de coronavírus, o desafio é igual para todos os pais e mães: trabalhar em casa com os filhos

Durante uma reunião pelo Skype, você e seus colegas discutem as tarefas a executar durante o período de home office para conter a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Enquanto distribui as funções, seu filho pequeno entra no quarto e começa a puxar a barra da sua calça. 

Os filhos dos outros colegas também participam (sem querer) da reunião. Televisão ligada, gritaria, choradeira… em tempos de quarentena, a presença das crianças é o novo desafio dos pais durante a jornada de trabalho. 

Com as escolas fechadas e a recomendação para ficar em casa, crianças também precisam encontrar formas de lutar contra o tédio. Manter os pequenos entretidos o dia inteiro não é fácil, mas a situação se complica quando os pais precisam trabalhar o dia inteiro. 

Separamos 10 dicas para te ajudar a cumprir mais essa missão sem perder os cabelos:

1 - Tenha rotina e faça um cronograma

Se os seus filhos não forem tão pequenos, explique para eles que quarentena não são férias e que todos terão tarefas e obrigações a cumprir. Manter uma rotina é essencial. Isso significa que todos devem continuar acordando nos mesmos horários, fazendo refeições em horários regulares, trocando o pijama por outra roupa e assim por diante.

Certas escolas continuam enviando tarefas online para as crianças completarem. Se não for o seu caso, procure por plataformas que estão disponibilizando aulas online. A Unieducar, por exemplo, liberou 30 dias de lições de matemática para crianças de 8 a 10 anos de idade. 

Com base nas tarefas de cada dia, elabore um cronograma, que deverá ser adaptado à idade e preferências dos seus filhos. No período da manhã, por exemplo, eles podem se dedicar a fazer as lições ou aproveitar outros recursos da tecnologia, como fazer tours online por museus ou zoológicos.

No período da tarde, as crianças podem cumprir tarefas divertidas, como montar um quebra-cabeça, executar um projeto de artes ou inventar uma peça de teatro para apresentar à noite. Se o seu filho é menor, estabeleça também horários para sonecas e aproveite-os para ser mais produtivo.

Programe as rotinas dos pais e filhos para que se encaixem. Assim, quando você precisar se concentrar em uma tarefa ou fazer uma reunião, o seu filho também estará concentrado em uma lição específica.

2 - Afrouxe os limites

Vamos ser realistas: é provável que a criança não respeite o cronograma tanto quanto você gostaria. Para mantê-los ocupados nos dias mais difíceis, provavelmente será necessário liberar mais tempo de televisão e videogame do que o usual. Afinal, tempos difíceis pedem por medidas extremas.

Explique às crianças filhos que circunstâncias extraordinárias permitem o tempo extra diantes das telinhas, mas que não será sempre assim. Tal liberdade não irá durar para sempre e está sendo concedida para que você possa se concentrar no seu trabalho e afazeres.

3 - Organize o seu espaço de trabalho

Os limites estabelecidos também valem para que a criança entenda que, enquanto você está trabalhando, ele precisa respeitar as regras (mesmo que seja minimamente!)  Se você não tem um cômodo na sua casa destinado ao home office, improvise e explique aos seus filhos que aquela área está fora dos limites durante o horário de trabalho. Pode ser a mesa da cozinha ou um cantinho no seu quarto. 

Se eles já forem maiorzinho, diga que sempre que a mamãe ou o papai estiverem trabalhando, eles devem bater na porta, pedir licença para entrar e falar baixo, por exemplo. 

4 - Faça pausas

Fazer home office pode ser mais exaustivo do que parece. Você pode se sentir pressionado a trabalhar mais do que o normal por estar casa ou simplesmente ficar sem rotina. 

Quando há crianças em casa, você pode preferir trabalhar em horários alternativos, quando elas estão dormindo por exemplo. Não há problemas em adotar uma rotina cujos horários mais produtivos se adaptem aos hábitos dos seus filhos, mas se lembre de fazer as pausas necessárias. Tenha horário para comer, tomar um café, tomar um bom banho, conversar com os amigos e, é claro, dar atenção aos seus filhos.

5 - Seja flexível

Estabelecer metas diárias pode ser um pouco frustrante quando se trabalha com crianças em casa. Isso porque elas podem estar mais agitadas ou precisar mais da sua atenção em certos momentos da semana. 

Então, seja flexível. Não se culpe se não conseguir cumprir tudo o que tinha planejado na segunda-feira porque o seu filho se machucou ou estava especialmente entediado. Siga em frente e bole um novo plano para o dia seguinte. 

6 - Estabeleça turnos com o seu parceiro

Se pai e mãe vivem na mesma casa e os dois precisam trabalhar, as rotinas podem ser programadas para que cada um se ocupe das crianças em momentos diferentes. Enquanto um faz reunião, o outro pode brincar com os filhos e assim por diante.

7 - Tente bloquear o som

Procure se isolar em um cantinho silencioso ou use fones de ouvido que isolam barulho para manter a concentração. Você precisa, é claro, continuar atento para caso uma das crianças precise da sua ajuda. Por isso, é importante que pais e mães façam turnos: enquanto um se concentra, o outro presta atenção.

Além disso, durante reuniões pelo Skype ou outros aplicativos, corte o som do seu microfone enquanto não estiver usando.

8 - Mantenha as mãos livres quando possível

Com um bebê ou criança menor em casa, a multitarefa pode ser possível em momentos mais calmos. Acessórios como carregadores de bebê, que deixam as mãos livres, podem ser úteis para quando você precisa cumprir algumas tarefas e o bebê estiver chorando no berço. 

Mas não se iluda. Ao fazer uma pesquisa na internet, você poderá encontrar fotos de pessoas trabalhando tranquilamente com o bebê no colo. Elas não são realistas. Portanto, não se frustre se não der certo e não se cobre tanto. Tenha a consciência de que você irá trabalhar o tanto quanto for possível.

9 - Não se estresse (ao menos tente!)

Em tempos de pandemia global, você não será o único fazendo home office com a presença dos seus filhos. O desafio será igual para todos, então relaxe. Lembre-se que mesmo este especialista, que estava sendo entrevistado pela BBC News, foi interrompido pelo seu filho durante a transmissão.

10 - Aproveita a companhia dos seus filhos

No dia a dia, com uma rotina corrida, os momentos para aproveitar a companhia dos filhos pode ser escasso. Durante tempos incertos, a presença das crianças pode ser uma fonte de energia e apoio. E de esperança!

 

Referências: 

The New York Times - How to Work From Home with Children

CNBC - 5 tips for effectively working from home during the coronavirus outbreak, when you have kids

Business Insider - 5 tips to help you stay productive when working from home with young kids during coronavirus, from a dad who's done it