14 dicas práticas para cuidar da saúde emocional durante o isolamento

por Equipe Danone Nutricia 17 de abril de 2020 5 minutes

O WORLD ECONOMIC FORUM SEPAROU CONSELHOS QUE PODEM SER APLICADOS NO DIA A DIA

Diante da emergência global de saúde pública pelo coronavírus, muitas pessoas podem se sentir estressadas, ansiosas, tristes ou ter medo. Ainda que tais sensações sejam relativamente normais em um momento como este, você não precisa sofrer as consequências durante toda a pandemia.

Separamos, abaixo, 14 dicas do World Economic Forum para cuidar da saúde emocional durante o isolamento social:

1 - Cuide do seu bem-estar físico

Faça refeições saudáveis e equilibradas, beba bastante água e exercite-se dentro de casa. 

2 - Cuide do seu sono

Tente manter padrões regulares e boas práticas de higiene do sono, como reduzir o consumo de cafeína, criar um ambiente tranquilo e evitar telas antes de dormir (como celulares e computadores).

3 - Tente gerenciar sentimentos difíceis

Concentre-se nas coisas que você pode controlar, como medidas sanitárias preventivas e comportamentos indicados para estar menos vulnerável.

4 - Gerencie as informações que consome

Consumir notícias sobre o coronavírus 24 horas por dia, assim como atualizações constantes nas redes sociais, pode deixá-lo mais ansioso e preocupado. Pode ser útil verificar as novidades apenas em horários determinados ou algumas vezes por dia.

5 - Conheça os fatos

Reúna informações de alta qualidade, formuladas por fontes oficiais (como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde) ou de veículos nos quais você confia. Assim, você poderá tomar as medidas adequadas.

6 - Crie uma nova rotina diária

Adapte a sua rotina para criar novos hábitos positivos. Escrever um plano para o seu dia ou sua semana, por exemplo, pode ajudar. Tente se envolver em atividades úteis (limpeza, culinária ou exercícios) ou significativas (como ler ou ligar para um amigo)

7 - Faça coisas que aprecia 

Você provavelmente não poderá fazer tudo o que gosta dentro de casa. Tente pensar em como poderia adaptar uma atividade externa ou tente algo novo. Que tal cozinhar um prato que gosta de comer no restaurante ou fazer uma aula de yoga online?

8 - Estabeleça objetivos

Estabelecer objetivos e, em seguida, atingi-los, pode gerar sentimentos de controle e propósito. Pense sobre metas que você pode atingir estando em casa, como reformular o seu currículo ou organizar o seu armário.

9 - Mantenha a mente ativa

Leia, escreva, estuda, jogue, pinte, desenhe, faça palavras cruzadas ou sudokus. Encontre as atividades que mais te fazem bem.

10 - Separe um tempo para relaxar e se focar no presente

Técnicas de relaxamento podem ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade, como meditação. Registrar os acontecimentos do dia em um diário pode ajudar a se focar no presente.

11 - Entre em contato com a natureza 
Esta dica parece um pouco desafiadora em tempos de quarentena, mas se você tem um quintal ao ar livre, aproveite-o. Se você mora em apartamento, abra as janelas e organize um espaço tranquilo para admirar a vista.

12 - Conecte-se com outras pessoas 
Fazer videochamadas com amigos e familiares é uma boa forma de driblar o isolamento.

13 - Ajude e apoie outras pessoas 
Pense em como você pode ajudar as pessoas a sua volta. Isso pode fazer uma grande diferença para elas e também ajudar você a se sentir melhor.

14 - Fala sobre suas preocupações 
Lembre-se de que este é um momento difícil para todos e compartilhar o que você está sentindo com pessoas em quem confia pode aliviar o fardo.

Referências:

World Economic Forum. 14 ways to protect your mental health in the pandemic, according to Public Health England.

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