Alternativas ao álcool gel para prevenir a infecção pelo coronavírus

por Equipe Danone Nutricia 25 de março de 2020 5 minutes

o álcool em gel 70% deve ser usado para higienizar as mãos como forma de prevenção contra a infecção pelo covid-19

Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o álcool em gel virou um bem precioso que desaparece rapidamente das prateleiras de farmácias e supermercados. O produto é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de prevenção, assim como lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

O álcool em gel 70% (com concentração de 70% de álcool etílico) é mais eficaz pois, em concentrações mais altas do que essa, o álcool evapora rápido demais, o que não é recomendado. A consistência em gel é eficiente por ser mais fácil de espalhar nas mãos do que a líquida, evitando o desperdício.

O que fazer, então, quando o álcool em gel está em falta em todos os estabelecimentos? 

alternativa ao álcool em gel para as mãos

Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que lenços umedecidos antissépticos podem ser utilizados para higienizar superfícies em viagens, por exemplo. Na falta do álcool em gel, o produto também pode ser usado para limpar as mãos, ainda que a eficácia não seja a mesma. 

Mas atenção: não confunda com os lencinhos umedecidos para bebês, cuja ação é mais neutra para evitar infecções. Estes também podem ser utilizados na falta de outras opções, mas são menos eficientes.

Tome bastante cuidado com receitas caseiras de álcool gel para as mãos compartilhadas na internet. Elas podem não proteger, causar danos à pele ou até aumentar a exposição ao vírus. Sempre cheque a fonte das informações que você recebe e compartilha.

alternativa ao álcool em gel para casos e objetos

Como o álcool gel é um item de primeira necessidade,  deve ser priorizado para a higienização das mãos. Para desinfetar a casa e outros objetos de uso cotidiano, outros produtos podem ser utilizados.

O coronavírus possui uma “capa protetora” composta por lipídios, ou seja, gorduras. Os surfactantes, substâncias presentes no sabão, detergente e sabonete, por exemplo, são eficientes para remover gordura. Por isso, produtos de limpeza que contêm esses componentes podem ser utilizados para limpar superfícies, maçanetas e interiores de veículos por exemplo.

Para higienizar superfícies como mesas e bancadas, você também pode utilizar limpadores multiuso, desinfetantes, limpa-vidros e soluções diluídas de hipoclorito. Não se esqueça de também desinfetar objetos de uso pessoal, como celulares e computadores.

Deixar a sua casa e seus pertences limpos nunca foi tão importante!

como usar álcool em gel

Aplique o álcool em gel nas mãos em quantidade suficiente para cobrir todas as superfícies. Esfregue bem as mãos juntas, incluindo os dedos, até sentir que estejam secas. O processo deve levar cerca de 20 segundos. 

Não enxágue ou limpe as mãos antes de o produto secar. Além disso, não  use o álcool em gel se a suas mãos estiverem visivelmente sujas ou oleosas, por exemplo, após a jardinagem ou brincar ao ar livre. Lave com água e sabão.

Lavar as mãos com água e sabão ainda é a primeira recomendação. Use o álcool em gel quando não for possível lavá-las!

COMO lavar as mãos

Molhe as mãos com água corrente e aplique o sabão. Ensaboe e esfregue bem todas as superfícies, incluindo as palmas das mãos, costas, dedos, entre os dedos e debaixo das unhas. Continue esfregando por 20 segundos. 

Depois enxague as mãos com água corrente limpa. Seque-as com uma toalha limpa ou ao ar.

 

Referências:

World Health Organization - Guide to Local Production: WHO-recommended Handrub Formulations

World Health Organization - Coronavirus Disease (COVID-19) advice for the public

Centers for Disease Control and Prevention - Handwashing and Hand Sanitizer Use at Home, at Play, and Out and About

Nações Unidas Brasil - Coronavírus (COVID-19): O que os pais precisam saber

LEIA MAIS