Como usar o confinamento para estimular o desenvolvimento da criança

por Equipe Danone Nutricia 23 de abril de 2020 5 minutes

as crianças nascem com habilidades poderosas: espaço limitado não significa com potencial limitado

A pandemia global de coronavírus obrigou escolas e locais de trabalho a fechar. O confinamento em casa significa que todos estamos vivendo e trabalhando sob o mesmo teto. Compreensivelmente, os pais que cumprem tarefas duplas o tempo todo enfrentam exaustão física e mental, e as crianças ficam entediadas e irritadas.

A conselheira psicológica de pais e filhos Sunny Mum, deu algumas dicas para pais e filhos enfrentarem este período. Segundo ela, o momento excepcional que estamos vivendo também representa uma oportunidade. O tempo juntos é um presente, e brincar com as crianças em casa pode ser forma de estimular suas capacidades intelectuais, físicas e emocionais, além de desenvolver sua capacidade e criatividade.

Veja o guia abaixo:

 

como a interação pai-filho pode estimular a curiosidade do bebê

Os bebês são naturalmente curiosos, e a curiosidade permite aprendizado e descoberta. Estudos descobriram que, no mundo animal, a curiosidade favorece o desenvolvimento de habilidades de sobrevivência, pois as obriga a explorar, a aprender e a lidar com novos ambientes.

Todo bebê é diferente, assim como o ambiente doméstico. A estimulação externa, fornecida por pais e irmãos, é a melhor educação. Agora é a hora de brincar com seus bebês e vê-los evoluir bem na frente dos seus olhos!

"Com o que isso se parece?"

Ensine seu bebê a reconhecer objetos do cotidiano por suas formas, tamanhos e cores para desenvolver sua capacidade de observação, concentração e exploração.

“Caça ao tesouro”

Organize uma caça ao tesouro em casa ao esconder seus brinquedos favoritos. Em seguida, ajude a procurar. A brincadeira ajuda a desenvolver a capacidade de observação, memória e lógica.

Jogos de Experiência:

Jogos como fazer esculturas simples com papel dobrado, desenho e outros artesanatos, estimulam a capacidade de observação, exploração e curiosidade pela experiência sensorial.

Exemplo: Os filhos de Sunny Mum adoram passear com o cachorro. Para não decepcioná-los durante a pandemia, quando não é recomendado que crianças saiam de casa, ela decidiu recriar o típico passeio dentro de casa, fingindo que cada corredor era uma rua diferente do bairro e usando cada móvel para representar as lojas. A brincadeira foi muito divertida, até o cachorro adorou!

use as mãos e o cérebro para estimular a criatividade do bebê

"Criatividade" é uma das tendências mais quentes da educação infantil global. Nesta era tecnológica e científica, a criatividade é uma das habilidades mais importantes que se pode aprender. Engloba conhecimento, inteligência, curiosidade e imaginação. Felizmente, nada é mais simples do que cultivar a criatividade do seu bebê: começa com o brincar! Aqui estão alguns jogos diários que podem ajudar:

  • Blocos de construção: Projetos de construção que usam blocos apropriados à idade exercitam a imaginação espacial do seu bebê.

  • Jogos de expressão: contar histórias e escrever criativamente (histórias, poemas ou piadas) ajudam a cultivar o pensamento lógico.

  • Jogos de arte: Artesanato de todos os tipos desenvolve criatividade, concentração e destreza manual: as crianças adoram pintura a dedo, modelagem de argila, colagem e outros artesanatos... deixe-os fazer uma bagunça enquanto estimulam sua imaginação! Torne a brincadeira mais interessante transformando uma atividade solitária em um concurso ou projeto para dois.

Exemplo: A casa de Sunny tem um "Hall da Fama", onde penduram todas as obras de arte das crianças. Para motivá-los, todos votam nas melhores pinturas digitais, comentam e elogiam as obras de arte uns dos outros. Eles inventaram até um prêmio para incentivar a todos, como "melhor uso das cores" ou "melhor desenho de animal". As crianças adoram, e suas pinturas continuam surpreendendo!

transforme seu filho em um mestre de habilidades sociais

Habilidades sociais são essenciais na vida. Os bebês aprendem a se expressar nos imitando. Logo eles conseguem se comunicar de maneira eficaz e isso os ajuda a se tornar membros autônomos do grupo familiar.

As habilidades sociais se desenvolvem em grupos maiores e, em circunstâncias normais, nossos filhos são expostos a amigos, parentes, professores e até estranhos. Mas, dado o contexto atual, o contato é limitado aos pais e irmãos. Mas existem maneiras de continuar trabalhando juntos em habilidades sociais!

  • Jogos de Adivinhação: Faça um desenho para o seu filho e peça que ele adivinhe o que é. Se suas habilidades não estão à altura da tarefa, use palavras! Depois, troque de papéis e faça com que a criança escolha um objeto na sala e descreva-o para que você identifique. Ambas são maneiras simples de aprimorar as habilidades linguísticas para interação social.

  • Interpretação de papéis:  Para jogar este jogo, peça ao seu filho que finja ser você, enquanto você imita o seu filho. É uma maneira divertida de aprimorar as habilidades de observação e empatia por meio da mímica, que são essenciais para o desenvolvimento de suas habilidades sociais.

Exemplo: Uma vez, Sunny sugeriu aos seus filhos que trocassem de papéis: ela fazia a maior bagunça pela casa, enquanto eles tentavam ensinar as regras. Que belo truque! Eles instantaneamente entenderam o quanto é difícil, como mãe, chamar a atenção deles constantemente, e que era responsabilidade deles manter o quarto arrumado. 

As crianças nascem com habilidades poderosas. Embora agora estejam confinadas com suas famílias, tenha certeza de que espaço limitado não significa potencial limitado. As famílias agora têm tempo para crescer juntas, encontrando maneiras de ajudar seus filhos a explorar e se desenvolver por meio de brincadeiras e interação com os pais.

À medida que crescem, os bebês enfrentam muitos desafios diferentes, ganhando força e compreensão do mundo. Essa epidemia exige que tomemos medidas preventivas drásticas: incluindo isolamento físico e desinfecção regular. Quando se trata da saúde do seu filho, uma boa nutrição é essencial para apoiar um forte sistema imunológico.

Seu bebê vai continuar explorando o mundo, mesmo confinado! Mas agora, todos nós podemos aproveitar esta oportunidade para ajudá-los a desenvolver seu potencial.

 

LEIA MAIS