Coronavírus: 10 dicas para preparar a sua casa para o confinamento

por Equipe Danone Nutricia 26 de março de 2020 5 minutes

Além dos cuidados com higiene e mantimentos, é preciso ter espaços para trabalhar e praticar atividades físicas

Em tempos de confinamento, a sua casa é mais do que um lar: é seu ambiente de trabalho, de lazer e um local seguro para evitar a contaminação pelo coronavírus. Para que esse período transcorra da melhor forma possível, é preciso tomar alguns cuidados. 

Veja nossas dicas:

organize suas compras no supermercado

Para evitar ir ao mercado todos os dias, prepare um estoque de alimentos que atenda às necessidades de todas as pessoas vivendo na sua casa, além dos animais de estimação. Faça uma lista com os itens essenciais, como produtos de limpeza para manter a casa desinfetada, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, como arroz, feijão e macarrão, que devem ser a base do seu estoque.

Prefira alimentos que não estraguem rápido e que sejam fáceis de preparar, mas não deixe de comprar frutas e legumes para manter a boa saúde e imunidade. Além disso, não negligencie a compra de snacks e alimentos que te trazem algum conforto, como chocolate ou café.

Mas atenção: compre apenas o necessário, sem esvaziar as prateleiras. Outras pessoas também precisam comprar papel higiênico e macarrão.

tenha um kit de primeiros socorros

O kit é destinado ao tratamento de lesões comuns, incluindo cortes e arranhões que não exijam tratamento médico. Ele deve incluir itens como gaze, ataduras, produtos indicados para antissepsia (desinfecção e limpeza) da pele e termômetro.

Se você toma algum remédio sob prescrição médicas ou faz uso de algum contraceptivo, faça um pequeno estoque em casa para evitar ir à farmácia com frequência. Converse com o seu médico e peça uma prescrição com mais unidades.

Mas atenção: nunca se automedique. Se precisar de ajuda, entre contato com a emergência ou um profissional de saúde.

cuidados com animais de estimação

Ainda que não existam evidências suficientes de que animais de estimação possam ser contaminados ou transmitir o coronavírus, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomenda tomar alguns cuidados, como lavar as mãos antes e depois de acariciá-los.

higienize com frequência

Os hábitos higiênicos de prevenção devem continuar dentro de casa, como lavar as mãos com frequência com água e cobrir a boca ao tossir ou espirrar, usando o cotovelo ou um lenço descartável.

Higienize os itens que vierem do exterior, como compras do supermercado ou da farmácia, com álcool ou limpadores multiuso. O mesmo vale para celulares e computadores. Desinfetantes, limpa-vidros e soluções diluídas de hipoclorito também servem para limpar superfícies como mesas, bancadas e maçanetas.

Quando precisar sair, lembre-se de trocar de roupa quando voltar e de tirar os sapatos ao entrar em casa. 

evite compartilhar itens pessoais

Se você divide a mesma casa com outras pessoas, provavelmente será difícil manter a distância de segurança de um metro. Para reduzir as chances de contaminação caso alguém esteja infectado sem apresentar sintomas, evite compartilhar itens de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas.

fique em contato com seus vizinhos

Converse com os seus vizinhos por telefone ou deixe um bilhete oferecendo ajuda para comprar mantimentos ou em caso de emergência, se isso estiver dentro das suas possibilidades. Sugira, também, que vocês tenham um canal rápido de comunicação para caso alguém precise de ajuda.

tenha uma lista de contatos de emergência

Faça uma lista de contatos de emergência e coloque em um local visível e acessível para toda a família. Ela deve conter contatos de familiares, amigos, vizinhos, meios de transporte (como táxis que estão funcionando), departamento de saúde pública local, profissionais de saúde, serviços de emergência e outros recursos importantes da comunidade.

separe um espaço para praticar atividades físicas

Agora que você passará a maior parte do tempo dentro de casa, é preciso se adaptar ao ambiente para continuar exercitando o corpo e mexendo o esqueleto. Se possível, separe um espaço para fazer alongamentos, ioga ou outros exercícios, como uma aula de zumba ou aeróbica. Você pode encontrar dicas em aplicativos como o Nike Training Club ou no YouTube. Basta pesquisar pelo tipo de aula que deseja fazer.

separe um espaço para trabalhar ou estudar

Se você está fazendo home office ou tendo aulas online, tente separar um cantinho exclusivo para isso. Se não é o seu caso, ainda é importante se manter produtivo para evitar e o desânimo. Você pode, por exemplo, fazer cursos gratuitos disponíveis na internet, como na plataforma Coursera.

SE você está doente ou suspeita que esteja doente, cuidado redobrado

Pessoas infectadas pelo coronavírus ou que estão sob suspeita de contaminação (por exemplo, se viajaram nos últimos 14 dias), é importante escolher um ambiente da casa para isolamento.

Tal ambiente, assim como qualquer outro local que a pessoa esteja usando, deve ser higienizado com cuidado diariamente. Além disso, ela deve usar uma máscara quando frequentar os ambientes comuns e quando estiver próximo de outros moradores.

O cômodo onde o paciente ficará isolado deve ficar o tempo todo com a porta fechada, mas com a janela aberta para que haja uma fonte de ventilação e entrada de luz solar. 

A pessoa deve trocar a sua própria roupa de cama e cuidar dos seus itens pessoais, se tiver disposição. Se houver secreções nos tecidos, embale em um saco plástico antes de lavar na máquina de lavar. Além disso, não chacoalhe toalhas e lençóis para evitar que o vírus seja disperso no ar.

 

No que diz respeito ao compartilhamento de objetos pessoais, as medidas devem ser mais restritivas. A pessoa com coronavírus deve usar seu próprio sabonete, pasta de dente e toalha de rosto, por exemplo. Também convém colocar a pasta de dente em um local separado das demais.

Moradores que estejam cuidando da pessoa com sintomas devem portar máscaras e luvas quando forem lidar com ela e com seus objetos de uso pessoal.

 

Referências:

Centers for Disease Control and Prevention. Get Your Home Ready.

Centers for Disease Control and Prevention. What To Do If You Are Sick.

UK Government. Stay at home: guidance for households with possible coronavirus (COVID-19) infection.

LEIA MAIS