Crianças na quarentena: o que pode e o que não pode
será que o seu filho pode visitar os avós ou sair para brincar no parque?
Ficar de quarentena pode ser especialmente difícil para as crianças, pequenas exploradoras que precisam brincar e gastar energia. A população infantil, apesar de não estar no grupo de risco do COVID-19, precisa seguir as mesmas recomendações de isolamento para conter a disseminação do coronavírus.
Para conter a pandemia, a OMS aconselha a evitar aglomerações e a sair de casa apenas quando for necessário. Isso significa que boa parte das atividades que costumamos fazer com os pequenos, como ir ao cinema ou ao parquinho, não são recomendadas neste momento.
o que não fazer com crianças durante o isolamento
Visitar os avós
Pessoas acima de 60 anos fazem parte do grupo de risco do coronavírus. Portanto, é fundamental não entrar em contato com elas neste período. O ideal é, na verdade, evitar qualquer tipo de visita ou contato com outras pessoas além daquelas que vivem na sua casa, com o objetivo de conter a disseminação do vírus. Conversas com os avós só por vídeo :)
Frequentar praças, parques e parquinhos
Brincar em praças, parques e parquinhos também não é recomendado, pois são locais públicos sujeitos à contaminação. Mesmo que estejam vazios, as superfícies dos brinquedos, por exemplo, podem estar contaminadas.
Brinquedotecas e salões de prédios e condomínios
Locais fechados como estes também não são recomendados, pois podem ser frequentadas por pessoas com coronavírus, contaminando as superfícies.
Festinhas infantis
Como as aglomerações devem ser evitadas, não é o momento de participar (ou de promover) festinhas infantis.
Brincar com outras crianças
Infelizmente, brincar com outras crianças também pode não ser a melhor ideia, já que é preciso evitar contato para conter a disseminação do vírus. Assim como você não deve ir tomar um café com o seu melhor amigo, o seu filho também precisará fazer um sacrifício e aguentar um tempo sem os melhores amiguinhos.
O QUE FAZER COM crianças durante o isolamento
Dar uma voltinha no sol
Se você mora em prédio ou condomínio, frequentar parquinhos, brinquedotecas e salões de festa não é recomendado, mas dar uma voltinha no sol pode ser boa ideia. Você pode levar o seu filho para o térreo para gastar um pouco de energia, desde que o local esteja relativamente vazio.
Brincar no quintal
As crianças que moram em casa e têm seus próprios quintais são privilegiadas durante o isolamento. Deixe que aproveitem ao máximo o espaço ao ar livre disponível.
Fazer uma chamada de vídeo com os amiguinhos
Seu filho deve estar sentindo falta de socializar tanto quanto você. Que tal, então, preparar uma chamada de vídeo com o seu melhor amiguinho, se ambos já forem grandes o bastante? Isso pode levantar a moral do pequeno e animar um pouco as coisas.
Preparar uma gincana dentro de casa
Arraste os móveis para que as crianças tenha espaço para jogar alguns jogos ou preparar uma verdadeira gincana. Crie etapas divertidas, como atravessar a sala pulando em um pé só ou desviar de obstáculos.
Aula de culinária
Vez ou outra, traga o seu filho para a cozinha e permita que ele ajude a preparar as refeições. Você pode ensiná-lo sobre os nomes e cores dos alimentos e explicar por que eles fazem bem para a saúde.
Gostou das dicas?
Referências:
World Health Organization. Coronavirus.