Entretendo e educando seu bebê de um ano durante a quarentena

por Equipe Danone Nutricia 23 de maio de 2020 5 minutes

você não precisa de muito para entreter seu filho e estimular o desenvolvimento dentro de casa

Apesar de a vida como conhecemos estar desacelerada por causa do surto de coronavírus, o desenvolvimento do seu bebê de um ano não para. Ele está em uma idade maravilhosa, quando começa a se movimentar naturalmente pelos cantos, explorando o ambiente e reagindo a diferentes coisas. Como você está passando por isso juntinho do seu filho, separamos algumas dicas e truques para ajudá-lo a aproveitar ao máximo as descobertas da idade.

quais são os melhores brinquedos

Os brinquedos para crianças de um ano devem apoiar o seu desenvolvimento cognitivo, além de serem divertidos e inofensivos. Além disso, neste momento, quando os dentinhos começam a nascer, os pequenos vão sugar e morder alguns dos objetos ao seu redor. Certifique-se de que esses objetos não danifiquem a boca e que sejam desinfetados previamente. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher um brinquedo adequado:

  • Evite brinquedos macios ou pequenos para evitar que o bebê os engula ou os morda.

  • Os livros ilustrados coloridos são ótimos e ajudam a desenvolver a inteligência visual e espacial.

  • Os brinquedos que as crianças podem segurar com facilidade são mais divertidos de brincar.

  • Cubos coloridos que se encaixam e quebra-cabeças com peças grandes contribuem para a inteligência.

  • Instrumentos musicais ou brinquedos que emitem sons estimulam suas reações e apoiam sua inteligência auditiva.

  • Brincar com bolas macias e apertáveis ​​melhora suas habilidades motoras e chama sua atenção. Também incentiva caminhar ao invés de engatinhar.

Verifique se o brinquedo foi devidamente certificado e se cumpre todos os padrões de qualidade e saúde estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

jogos para ajudar o bebê a aprender

Brincar com seu filho ajudará seu desenvolvimento cognitivo. Existem muitos jogos excelentes, educativos e divertidos que vocês podem jogar juntos.

Faça sua própria música

Participe de um jogo de descoberta musical com chocalhos, colheres, panelas, frigideiras, sinos ou qualquer outra coisa que faça sons. Você e seu filho podem fazer música juntos e isso os ajudará a reconhecer sons diferentes e a melhorar a coordenação do pequeno.

Faça uma ligação telefônica

Se houver um telefone antigo que você não usa ou um telefone de brinquedo, você pode fingir "conversar" com a criança e emitir sons diferentes. Este jogo é divertido e ajuda a desenvolver habilidades sociais e de linguagem, na medida em que o pequeno tenta imitar os sons que você faz.

Construir juntos

É hora de brincar com blocos de montar. Normalmente, estes brinquedos são recomendados para crianças a partir dos dois anos. Mas deixe o seu filho de um ano observar você construir algo. Deixe-o colocar algumas peças nele. Isso mostra à criança como concluir desafios em conjunto e desenvolve sua consciência sobre formas e cores.

Contar juntos

Conte os dedos das mãos e dos pés do seu filho, o número de escadas que vocês sobem ou os brinquedos dentro de uma cesta. Eles não precisam aprender contar tão cedo, mas aprenderão sobre como os números funcionam

Faça garrafas sensoriais

Encha algumas garrafas plásticas vazias com materiais de diferentes cores, tamanhos e formas, como areia, feijão etc. Coloque água em algumas garrafas para misturá-los e feche a tampa. Deixe seu pequeno pegar as garrafas, sacudi-las e examinar o conteúdo.

E como sempre, lave as suas mãos e as do bebê antes e depois da brincadeira! 

 

LEIA MAIS