Estou com coronavírus? Conheça os principais sintomas da doença

por Equipe Danone Nutricia 19 de Março de 2020 5 minutes

Febre, tosse seca, cansaço e dificuldades para respirar estão entre os principais sintomas da doença.

Em tempos de pandemia global, qualquer espirro pode ser sinal de alerta para a infecção pelo coronavírus. Mas antes de entrar em pânico, deve-se conhecer os principais sintomas da nova doença, que pode afetar os pulmões e vias respiratórias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o coronavírus causa sintomas moderados em 80% dos casos (similares ao de uma gripe comum), sem que o indivíduo precise ser hospitalizado para se recuperar. Uma parte dos infectados inclusive é assintomática, isto é, não apresenta sintoma algum, apesar de estar com a doença.

 
Por volta de uma em cada seis pessoas desenvolvem sintomas mais sérios. Idosos e indivíduos com doenças preexistentes, como pressão alta, problemas cardíacos e pulmonares, têm maior risco de chegar a essa situação.  
 

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é de que procure os postos de saúde quem apresentar sintomas como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza, e sentir a necessidade de atendimento médico. Mas se a pessoa tiver sintomas leves, mas sente que não precisa da ajuda de um médico, pode ficar em casa, de quarentena.

os sintomas mais comuns do coronavírus

  • Febre

    Febre é a subida da temperatura normal do corpo em pelo menos 1º C. Consiste em uma resposta normal do organismo a várias condições, mas principalmente a infecções por bactérias e vírus como o novo coronavírus.

    A temperatura normal do corpo humano varia entre 36º C e 37º C, mas essa média depende de fatores como idade, atividade desempenhada e do clima. A febre geralmente causa sintomas como suores, arrepios, dor de cabeça, dores musculares, perda de apetite, desidratação e fraqueza geral. 

    Se você está sentindo um deles ou percebe que seu corpo está mais quente do que o habitual, meça a temperatura usando um termômetro.

  • Tosse.

    A tosse típica do coronavírus é seca, aquela com pouco ou nenhum muco ou secreção. A sensação é de que algo está preso na garganta, causando grande irritação e sendo assim cansativa. Em geral, alcança seu pico à noite.

  • Falta de ar (dificuldade respiratória).

    A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. Pode causar sensações de respiração curta, aperto no peito ou simplesmente de que não há ar suficiente.

  • Cansaço.

    O cansaço pode se manifestar por sintomas como apatia, desânimo, desmotivação, fraqueza e dores musculares por todo o corpo. Falta de apetite, dificuldade de concentração, irritabilidade, dor de cabeça e tontura são outros sinais que podem ocorrer.

Outros sintomas e sinais de alerta

Pessoas infectadas pelo coronavírus também podem apresentar:

  • Dores no corpo

  • Congestão e corrimento nasal

  • Dor de garganta

  • Diarréia

Em casos mais graves, o coronavírus pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e até mesmo levar à morte. 

De acordo com uma análise da OMS baseada no estudo de 56 mil pacientes, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e, em alguns casos, pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doenças sérias (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).

Fique atento aos seguintes sinais de alerta e, se apresentá-los, procure ajuda médica imediatamente:

Sintomas relacionados aos casos mais graves:

 

  • Dificuldade para respirar ou respiração curta

  • Dor ou sensação de pressão persistente no peito

  • Confusão ou dificuldade para despertar

  • Lábios ou rosto azulados.



Referências:

World Health Organization. Q&A on coronaviruses (COVID-19).

 National Health System (Government of the United Kingdom). Overview - Coronavirus (COVID - 19).

 Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus Disease 2019 (COVID - 19). Symptoms.
 
Centro de Contacto - Serviço Nacional de Saúde (Governo de Portugal). COVID-19.  
 
Ministério da Saúde. O que é corona? (COVID-19)  

Victoria State Government. Fatigue. 

Cleveland Clinic. Cough & Dry Coughs.

 Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Falta de ar