Estresse durante a pandemia de coronavírus: como ajudar as crianças a lidar com ele

por Equipe Danone Nutricia 06 de abril de 2020 5 minutes

seu filho está irritado, tentando matar o coronavírus com um chinelo? veja algumas dicas da OMS para ajudá-lo a passar por esses tempos estressantes.

É provável que existam momentos de estresse para você e seu filho pequeno quando ambos ficam confinados em casa por um longo período de tempo. Como pais, sabemos que todas as crianças são diferentes e que elas respondem e lidam com o estresse à sua própria maneira. Algumas ficam desajeitadas, outras ficam com raiva, outras ficam agitadas. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou algumas dicas e técnicas simples para ajudar a gerenciar o estresse dos filhos. Afinal, uma criança feliz faz os pais felizes. Veja as dicas:

 

Substitua o estresse pelo suporte

A melhor maneira de lidar com o estresse do seu filho é dando apoio. Não exagere quando ele estiver estressado, isso só piorará as coisas. Em vez disso, ouça suas preocupações e tranquilize-o com calma, mostrando que estão nisso juntos.

Amor, amor, amor

Assim como você, seu filho precisa de mais amor e atenção neste momento. Reserve um momento todos os dias para prestar atenção apenas nele. Lembre-se de ouvi-lo e de tranquilizá-lo. Faça o possível para relaxarem e brincarem juntos, vocês dois se sentirão melhor por isso.

Fiquem juntos

Tente ficar o mais próximo possível do seu filho. Separar irmãos também significa privá-los de uma fonte de amizade. Se, por algum motivo, seus filhos estiverem separados, veja se há contato regular entre eles por telefone ou pela internet.

Estabeleça uma rotina

Estabeleça uma rotina diária. Se você ainda não tem uma, seja criativo com o seu pequeno e leve em consideração o seu ambiente, para que as crianças tenham um mix de aprendizado, brincadeiras e relaxamento durante o dia.

Explique o que está acontecendo se o seu filho já é grande o suficiente para entender. Tente explicar o que é o coronavírus e como vocês podem se unir para reduzir os riscos de infecção. Não tenha medo de prepará-lo, com calma, para o que acontece quando alguém fica doente. Sua criança é provavelmente mais esperta do que você pensa.

para os pais:

Com as responsabilidades relacionadas aos filhos e a tentativa de continuar a vida cotidiana como se tudo estivesse normal, não é incomum que os pais se sintam tristes, estressados, confusos, assustados ou com raiva durante uma situação como essa. Aqui estão algumas dicas simples para ajudar a colocar as coisas em perspectiva e transformar uma situação negativa em positiva:

Você não está sozinho

Conversar com outras pessoas é uma ótima forma de expressar sentimentos e melhorar o seu estado de espírito. Então faça chamadas de voz ou de vídeo com um amigo próximo, parente, ou até mesmo com alguém com quem perdeu contato. Estamos nisso juntos, e vamos sair disso juntos.

Sempre há coisas para fazer

Se você precisa ficar isolado, mantenha uma dieta saudável e um estilo de vida ativo - incluindo uma dieta adequada, boas noites de sono e contato com pessoas que ama. Tente fazer desta situação a mais normal possível.

 

Mantenha a cabeça fresca

Fumar, consumir álcool ou outras drogas pode ser forma de escapar momentaneamente da situação, mas tais hábitos não vão te ajudar a lidar com as suas emoções. Se você se sentir sobrecarregado, converse com alguém sobre isso, como um amigo próximo, um assistente social ou um psicólogo. Se você precisar de ajuda física ou mental, pesquisa e busque apoio.

Atenha-se aos fatos

Reúna informações que o ajudarão a determinar com precisão seus fatores de risco, para que você possa tomar as precauções necessárias e razoáveis. Encontre fontes confiáveis de informação, como o site da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou do Ministério da Saúde.

Além disso, tente reduzir o tempo que você gasta acompanhando a cobertura da mídia. Isso pode te sobrecarregar com informações perturbadoras que na verdade não ajudam.

Você já fez isso antes

Mesmo que o Coronavírus seja uma situação única, utilize as habilidades e técnicas que você usou no passado para superar doenças ou qualquer outra adversidades da vida. Seus mecanismos de defesa pessoal e força subjacente estão lá para ajudá-lo novamente. Tenha cuidado e fique seguro

 

Referências: World Health Organization. Coronavirus

 

LEIA MAIS