Formas de garantir higiene ao bebê

por Equipe Danone Nutricia 23 de abril de 2020 5 minutes

manter a higiene do corpo, da casa e dos itens relativos ao bebê são formas de garantir a sua segurança

Os bebês exploram o mundo por meio dos sentidos: toque, paladar e olfato são canais que ajudam os bebês a conhecer seu ambiente. É por isso que a higiene é da maior importância, agora mais do que nunca. Aqui estão algumas regras fáceis de seguir de higiene adequada para apoiar a saúde do seu bebê.

regras de higiene começam com os pais

Os bebês, especialmente os recém-nascidos, interagem principalmente com os pais. Eles podem ser amamentados a cada duas horas, abraçados constantemente e ter suas fraldas trocadas dia e noite. É por isso que os pais precisam ser mais vigilantes quando se trata de higiene tanto para a sua própria saúde, quanto para a do filho pequeno.

Lave bem as mãos com frequência e mantenha as unhas curtas. As mães que amamentam devem, além de seguir essas recomendações, prestar muita atenção aos seios, monitorando sua condição. 

É importante que as roupas dos pais estejam sempre limpas. Depois de sair, é aconselhável trocar assim que chegar em casa. 

higiene do bebê

Nada cheira tão doce quanto um bebê! No entanto, um banho diário não é apenas essencial para a higiene geral do bebê. Também é um momento importante para o vínculo familiar, o contato e a brincadeira vital com a pele. Antes de dormir, um bom banho tranquilo é forma de acalmá-lo.

Durante o banho, recomenda-se o uso de xampus e sabonetes especiais para a pele sensível do bebê, sem álcool, parabenos e sulfatos.

Os bebês fazem descobertas por meio do toque e tendem a tocar o rosto constantemente. Eles também chupam os dedos e os polegares, especialmente durante a dentição, para se acalmarem. Por esse motivo, mantenha-se atento à higiene das mãos e unhas das crianças.

Os bebês suam bastante e, como você já deve ter notado, também podem regurgitar ou vomitar uma pequena quantidade de leite durante ou logo após uma mamada. É preciso estar sempre atentos para mantê-los limpos. 

Por fim, para garantir ótima higiene, evitar alergias outras irritações de pele, fraldas devem ser trocadas frequentemente. 

como garantir um ambiente higiênico para o bebê?

Manter uma casa limpa é essencial para a higiene do seu bebê e para você. Preste atenção especial às seguintes recomendações para obter um ambiente ideal:

  • A ventilação adequada é muito importante. Areje o quarto do seu bebê diariamente, como todos os outros cômodos ou espaços da casa.

  • Pisos limpos são cruciais, especialmente quando o bebê começa a engatinhar. Sempre use produtos não tóxicos e não químicos para limpar pisos, tapetes e outras superfícies, pois as mãos do bebê acabam invariavelmente na boca.

  •  É necessária higiene absoluta para assentos sanitários, piso do banheiro e banheiras, incluindo a banheira do bebê. Os bebês, quando engatinham, entram em contato com tudo isso e suas mãozinhas podem facilmente transferir bactérias para a boca.

  • Tente guardar as roupas sujas do bebê em um cesto de roupa separado. Lave-as com detergente adequado para a pele suave do bebê.

LEIA MAIS