Gripe ou coronavírus? Saiba quais são as diferenças
As diferenças entre gripe e coronavírus são sutis, pois as condições apresentam sintomas semelhantes. A falta de ar, no entanto, é um sinal de alerta.
Nem toda dor de garganta acompanhada de febre é sinal de coronavírus. A gripe apresenta sintomas comuns aos do COVID-19 e, portanto, não é fácil distinguir as duas condições.
Tanto a gripe quanto o coronavírus são infecções respiratórias, porém causadas por vírus diferentes. A primeira, também chamada de influenza, pode ser provocada pelo H1N1 ou H3N2, por exemplo. Já o segundo é um novo vírus descoberto no final de 2019 na China, cuja doença foi batizada de COVID-19.
De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é mais comum no inverno, mas pode circular em outras épocas do ano, já que o Brasil apresenta diferenças geográficas e climáticas em suas regiões. Portanto, durante a pandemia do coronavírus, é possível apresentar sintomas que são na verdade da gripe.
Os sintomas da gripe
Segundo o Ministério da Saúde, a gripe se inicia com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em média três dias.
Tosse e outros sintomas respiratórios se tornam mais evidentes com a progressão da doença. Geralmente, mantêm-se por três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Além disso, alguns casos podem apresentar complicações graves, como a pneumonia, exigindo a internação no hospital.
A gripe pode, ainda, apresentar sintomas como:
Calafrios
Mal-estar
Dor de cabeça
Dores musculares e nas juntas
Dor de garganta
Dor nas juntas
Prostração
Fadiga
Secreção nasal excessiva
Diarreia
Vômito
Rouquidão
Olhos avermelhados e lacrimejantes
os sintomas do coronavírus
Os sintomas mais comuns da infecção pelo coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes também podem sentir dores, congestão nasal, coriza, garganta inflamada e diarréia. Os sinais geralmente são leves e começam gradualmente.
Em casos graves, o coronavírus pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e até mesmo levar à morte.
Os principais sinais de alerta são:
Dificuldade para respirar ou respiração curta
Dor ou sensação de pressão persistente no peito
Confusão ou dificuldade para despertar
Lábios ou rosto azulados.
Gripe ou coronavírus?
Pessoas gripadas geralmente apresentam os sintomas rapidamente, dentro de um a quatro dias após a infecção pelo vírus. No caso do coronavírus, a janela pode ser maior, estendendo-se a até 14 dias (ainda que a média seja de cinco dias).
Segundo o Centers for Disease Control and Prevention, crianças e adultos apresentam sintomas similares. Mas entre a população infantil, há mais chances de que os sintomas sejam leves e bastante parecidos com os da gripe.
Como ambas as condições apresentam sintomas similares, principalmente em suas formas leves e moderadas, pessoas não testadas para o COVID-19 provavelmente não terão certeza se contraíram a doen
Indivíduos com sintomas devem ficar principalmente atentos à falta de ar, que pode indicar um quadro de coronavírus mais grave. Portanto, febre, tosse seca, cansaço e falta de ar combinados são definitivamente sinais de alerta. Entre em contato com o médico e veja se é necessário procurar o sistema de saúde para cuidados hospitalar
Por fim, não tente realizar o seu próprio diagnóstico. Se sentir um dos sintomas acima, observe como eles evoluem e, se achar que precisa de cuidados ou sentir falta de ar, entre em contato com o médico imediatamente. Ele poderá analisar o seu estado de saúde e orientar sobre os encaminhamentos necessários.
Referências:
Ministério da Saúde. Informações sobre gripe.
Ministério da Saúde. Gripe (Influenza): causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção.
John Hopkins Medicine. Coronavirus Disease 2019 vs. the Flu.
World Health Organization. Q&A on coronaviruses (COVID-19).