Isolamento social: por que é importante para conter a disseminação do coronavírus
O isolamento social é a medida mais eficaz para conter a disseminação do vírus e evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde
O isolamento social é a recomendação oficial da Organização Mundial da Saúde para enfrentar a transmissão comunitária do coronavírus. No Brasil, a medida também é defendida pelo Ministério da Saúde e tem sido posta em práticas nas cidades de todo o país.
Mas, afinal, o que é o isolamento social? É simples: estados e municípios adotam medidas como fechamento de escolas e estabelecimentos comerciais não essenciais, como lojas, cinemas e restaurantes. As empresas, por sua vez, devem optar pelo trabalho remoto sempre que possível. A recomendação para a população é ficar em casa e só sair quando for estritamente necessário.
Entenda que o isolamento social é uma medida restrita que traz consequências para todos os brasileiros, mas ainda não é a providência mais extrema durante a pandemia. Em países como Itália, França e Espanha, cidadãos e residentes só podem deixar suas casas portando uma justificativa para comprar itens essenciais no mercado ou procurar o sistema de saúde. Caso não respeitem as regras, podem ser punidos com multas.
transmissão comunitária do coronavírus
Ainda no início de março, a Organização Mundial da Saúde recomendou que países com transmissão comunitária do coronavírus deveriam considerar o fechamento de escolas e outras medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus. Mas o que é a transmissão comunitária?
A OMS classifica os países em quatro categorias:
Países sem casos de coronavírus
Países com casos esporádicos
Países com grupos de casos
Países com transmissão comunitária
O Brasil está no quarto grupo, o que significa que o número de casos aumentou exponencialmente e não é possível identificar a fonte ou pessoa transmissora. Nas duas primeiras fases, apenas pessoas que viajaram para o exterior (casos importados) ou que tiveram contato com indivíduos que vieram de fora estão contaminadas.
Os países em transmissão comunitária que ainda não adotaram a quarentena total estão tomando as medidas de isolamento social, como é o caso do Brasil.
a importância do isolamento
Uma das principais ameaças do coronavírus é a sua alta taxa de transmissão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a capacidade de contágio do SARS-CoV-2 (vírus causador da doença) é de 2,74. Portanto, o número de pessoas contagiadas por cada doente é de, em média, 2,74. No caso da H1N1, que também foi considerada uma pandemia em 2009, a taxa era de 1,5.
Portanto, o principal motivo para estabelecer o isolamento social é fazer com que haja redução de casos. Ainda que cerca de 80% das pessoas com coronavírus apresentem sintomas leves ou moderados, um número grande de contágios pode provocar uma alta quantidade de casos graves e gerar colapso do sistema de saúde.
Não há leitos, UTIs, ambulâncias e equipamentos suficientes para atender todos os pacientes, se o número de infectados for muito alto. Importante lembrar que, além das pessoas com Covid-19, os hospitais precisam continuar atendendo pacientes de outras doenças ou que sofrerem acidentes.
Há ainda a questão dos materiais de proteção para profissionais de saúde, como máscaras e luvas. Médicos, enfermeiras e outros profissionais precisam estar bem protegidos para evitar a contaminação, e a alta demanda por tais equipamentos já está provocando falta.
Por fim, a OMS reforça que as medidas de isolamento social criam uma “janela de tempo” para que pesquisadores e instituições procurem soluções para conter a pandemia, como medicamentos e vacinas.
Para que o isolamento social funcione, é importante que um faça a sua parte dentro da sociedade e tome as medidas recomendadas pelo Ministério de Saúde e pelas autoridades de saúde local do seu estado ou município. Vamos nos engajar?
Referências:
World Economic Forum. WHO coronavirus briefing: Isolation, testing and tracing comprise the 'backbone' of response.
World Health Organization. COVID-19 - virtual press conference - 30 March 2020.
World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) Pandemic.
Senado Federal. Coronavírus: Senado divulga manifesto defendendo isolamento social