Jogos para irmãos se divertirem juntos durante a quarentena

por Equipe Danone Nutricia 23 de maio de 2020 5 minutes

Se o seu filho tem irmãos, ele também tem amigos para se divertir durante a quarentena

Durante a quarentena, os dias podem ser logos. Como brincar é fundamental para desenvolver a imaginação da criança, limite o tempo de tela e invista nos inúmeros jogos divertidos que irmãos podem jogar juntos. 

Para a segurança das crianças -- mas também para testemunhar tanta diversão -- certifique-se de supervisionar a brincadeira. E não se esqueça: lave suas mãos e as mãos dos seus filhos com água e sabão, antes e depois de da brincadeira. Evite colocar as mãos no rosto.

1 - acampar em casa

Monte um acampamento em casa. Deixe que as crianças façam bagunça enquanto desfrutam de aventuras em casa! Forneça uma barraca se tiver, ou deixe que fabriquem com o que têm em casa (lençóis, mesas, cadeiras, etc.). Certifique-se de supervisionar a brincadeira.

Depois que a barraca estiver montada, encham sacos de dormir ou usem almofadas, cobertores e travesseiros. Ajude-os a reunir itens como lanternas, lanches, bebidas, livros, bichos de pelúcia e jogos. Um baralho de cartas e jogos de tabuleiro manterão as crianças entretidas por horas.

Dentro da barraca, você também pode colocar uma pequena mesa e cadeiras, livros para colorir, giz de cera, bloquinhos de construção e massinha.

Deixe o resto à sua imaginação!

2 - esconde-esconde

Esconde-esconde é uma das brincadeiras favoritas das crianças! Escolha um jogador que feche os olhos por um breve período (geralmente contando em voz alta até 20), enquanto os outros jogadores se escondem.

Defina um espaço seguro no qual as crianças possam se esconder. Defina limites de locais onde não devem brincar por segurança, como nas escadas, ou em um ambiente onde os pais estejam trabalhando.

Para tornar o jogo mais emocionante, as crianças podem estabelecer a seguinte regra: enquanto um procura, os outros, que estão escondidos, podem correr para a “base”. Se conseguirem chegar a tempo, antes de serem “pegas” por quem estava procurando, este deve fazer a contagem de novo na próxima rodada.

3 - quente e frio

Para jogar, você irá precisar de dois ou mais jogadores e um objeto que sirva como prêmio. Comece escolhendo os 'caçadores' e peça para ele sair da sala. Esconda um pequeno prêmio em algum lugar do espaço em que você está jogando. Então traga o caçador de volta e peça para ele procurar o objeto.

Enquanto os caçadores procuram, quem escondeu o prêmio devem se eles estão “quentes” (se aproximando do prêmio), ou “frios” (se afastando). Vocês também podem variar as palavras, como “congelando”, “pólo norte” e “pegando fogo”.

Continue dando pistas até que um dos caçadores encontre o objeto oculto.

4 - adivinhe qual é o objeto

As crianças precisarão usar suas melhores habilidades de observação e de detetive para identificar o objeto misterioso nesta atividade de jogo de adivinhação. O primeiro jogador deve pensar em um objeto que ele possa ver ao seu redor. Peça-lhe para sussurrar o objeto para você e depois anotá-lo em um pedaço de papel.

Os outros jogadores tentam adivinhar o objeto fazendo perguntas que só podem ser respondidas com "sim" ou "não". Por exemplo, se o objeto é uma moldura, um jogador pode perguntar: "Ele tem um copo?" ou "É feito de madeira?"

Podem ser feitas até 20 perguntas. Se os jogadores não adivinharam a resposta em 20 perguntas, cada jogador terá uma última chance de adivinhar o objeto.

5 - nome, animal, planta, cidade

Crie tabelas com cinco colunas para cada jogador. Nomeie-os: NOME, ANIMAL, PLANTA, CIDADE e, finalmente, PONTUAÇÃO.

Você pode alterar as categorias de acordo com a idade das crianças.

a) No sentido horário em cada turno, um jogador começa recitando o alfabeto até o próximo jogador dizer '' PARAR ''. Dependendo da letra em que o primeiro jogador parar, todos os demais jogadores deverão preencher as colunas com uma palavra que comece com essa letra.

Aqui está um exemplo para a letra A:

Nome: Alex

Animal: Antílope

Planta: Alface

Cidade: Americana

b) Para cada resposta correta, os jogadores recebem 10 pontos. Se os jogadores obtiverem uma resposta comum, cada um receberá 5 pontos. Se uma resposta não for aceita por todos os jogadores (por exemplo, se o nome da resposta não existir) ou se a resposta estiver em branco, o jogador receberá 0 pontos.

c) A segunda rodada começa com o segundo jogador e prossegue exatamente como a primeira rodada.

d) No final do jogo, o jogador com mais pontos ganha!

e) Os pais podem atuar como moderadores, ajudando a somar pontos.

LEIA MAIS