Quiz: Imunidade e microbiota

Quiz: Imunidade e microbiota

por Equipe Danone Nutricia 13 de maio de 2020 5 minutes

vamos aprender mais sobre bactérias, fungos e vírus?

Preparamos um quiz especial para ajudar você a entender os vírus, bactérias e fungos microscópicos com os quais seu bebê pode entrar em contato.

Veja oito perguntas e suas respostas nada complicadas:

Todas as bactérias são perigosas para o bebê?

Não. Na água, no ar, no solo – as bactérias estão por toda parte. Embora algumas sejam patogênicas e possam causar danos ao corpo, geralmente são inofensivas e podem até ser úteis. A presença delas é completamente normal e nós precisamos delas!

Os vírus são transmitidos pelo ar que respiramos?

Sim e não. Quando o bebê está doente, ele espirra, tosse e engole saliva que contém pequenas partículas transportadas pelo ar infectadas por vírus. Especialmente em uma sala fechada: o quarto dele, uma sala de espera ... A maioria dos vírus não sobrevive ao ar livre por muito tempo, mas alguns podem ser mais resistentes do que outros!

Os antibióticos são eficazes contra vírus?

Não. Se o seu bebê estiver doente, saiba que os antibióticos são eficazes apenas no combate a infecções bacterianas. Portanto, antibióticos nem sempre são a solução e não têm efeito contra infecções virais. Por favor, consulte o seu médico e procure aconselhamento se estiver preocupado

Até um fungo microscópico causa infecção?

Sim. Os fungos microscópicos são microrganismos vivos que podem causar infecções por fungos e aparecer no corpo do seu filho - na pele e nas membranas mucosas. Eles geralmente aparecem como pequenas manchas vermelhas.

Ambientes quentes e úmidos, como pequenas dobras de pele, podem promover o desenvolvimento de infecções por fungos. Portanto, é importante secar bem o seu filho após o banho.

Os micróbios podem estar presentes nos brinquedos?

Sim. Os brinquedos – de plástico, madeira ou tecido – podem transportar várias bactérias. Portanto, é importante garantir que eles sejam limpos regularmente na máquina de lavar ou em água quente com sabão, e que não entrem em contato demais com a boca do bebê.

O frio mata os germes?

Sim e não. Os micróbios são organismos vivos que podem ser muito resistentes e crescer entre 10 °C e 50 °C. Seu desenvolvimento abaixo de 10 ° C é simplesmente desacelerado, mas acontece. Por isso, lembre-se de lavar cuidadosamente suas mãos e as do seu bebê para evitar a propagação de micróbios.

O espirro ajuda a afastar os germes?

Sim. Não segure o espirro do bebê porque alguns patógenos podem ser expelidos do corpo. Lembre-se de lavar as mãos do bebê para evitar qualquer contágio.

'Milhares de bactérias vivem no intestino do seu bebê?

Sim. Boas bactérias, chamadas de "microbiota normal", vivem no sistema digestivo do bebê e são benéficas para o seu bem-estar.

Mas quão boas elas são? Elas ajudam o sistema digestivo do bebê a funcionar corretamente e facilitam a digestão, por exemplo, ingerindo fibras que não são absorvidas pelo corpo ou produzindo nutrientes e vitaminas de que seu bebê precisa.

Referências: 

Business Insider. Does cold air kill germs? No, it helps viruses spread

Science Daily. The best way to cover your sneeze

Science Daily. Viruses Found To Spread Far And Wide As We Breathe

Gut Microbiota for Health. Infographic from ISAPP explains gut microbiota and its role in health. 

Microbiology Society. Routes of Transmission


Centers for Disease Control and Prevention. Be Antibiotics Aware: Smart Use, Best Care

LEIA MAIS