Ritual de higiene: cuidados de prevenção ao coronavírus quando entrar em casa

por Equipe Danone Nutricia 20 de abril de 2020 5 minutes

Os cuidados valem para quando sair de casa para ir a mercado e farmácia ou para receber entregas e pedidos pelo correio

Para que o isolamento social seja efetivo e nos proteja da contaminação pelo coronavírus, precisamos criar uma nova rotina de higiene para quando vamos ao mercado ou à farmácia. Desinfetar tudo o que trazemos para dentro de casa é importante para evitar que o coronavírus contamine o nosso lar.

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o coronavírus se dissemina principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Por isso, especialistas recomendam o distanciamento social, a lavagem de mãos e a higienização regular de superfícies que tocamos com frequência, como:

  • Maçanetas

  • Puxadores de móveis e eletrodomésticos

  • Mesas e cadeiras

  • Torneiras e pias

  • Tampas de vasos sanitários

  • Artigos de higiene pessoal e maquiagem

  • Toalhas de mão e de prato

  • Bolsas e sacolas

  • Computadores e telefones celulares

  • Volantes

Tais superfícies devem ser desinfetadas com produtos de limpeza como limpadores multiuso, desinfetantes, limpa-vidros e soluções diluídas de hipoclorito. 

Além de manter a casa sempre limpa, lave bem as mãos com água e sabão assim que voltar da rua. Aproveitar para tomar um banho também pode ser boa ideia. Veja outros cuidados a tomar quando voltar para casa após qualquer saída:

Sapatos

Ao entrar em casa, deixe os sapatos do lado de fora, impedindo que o vírus caminhe com você para o interior do lar. Você também pode deixar uma sapateira ao lado da porta, assim os calçados ficam concentrados na entrada. Que tal selecionar um par e sempre sair com ele?

Roupas

Também é recomendado tirar as roupas que usou na rua e colocá-las para lavar. Pode ser no cesto de roupa suja ou dentro da máquina de lavar. Mas lembre-se de acumular uma certa quantidade de peças antes de lavá-las, para não gastar tanta água e energia. 

Higienizar pertences

Saia de casa com a menor quantidade de pertences possíveis. Talvez você não precise da carteira, apenas de um documento e do cartão de débito. Se for rapidamente até o mercado, o celular também pode ficar em casa. Quando voltar, higienize tudo com um pano que pode conter álcool 70% ou até mesmo água e desinfetante ou detergente.

Higienizar as compras

Os produtos frescos, como frutas e verduras, devem ser higienizados com água. Lave-os bem, mas não utilize sabão, para não correr o risco de ingestão acidental durante o consumo. Para garantir, higienize também as embalagens que você adquiriu no mercado, como caixas de leite, garrafas de suco e latas de conserva. 

Além disso, limpe as sacolas reutilizáveis que utiliza para ir ao mercado. Elas devem ser limpas regularmente após cada uso ou com certa frequências. As sacolas de nylon e algodão podem ser lavadas na máquina de lavar em água fria. Já as que não podem ir na máquina podem ser limpos com um pano antibacteriano ou spray para uso geral com uma toalha de papel.

Cuidados ao pedir delivery

Sempre que possível, prefira serviços que ofereçam entrega sem contato, nos quais os pedidos são deixados na sua porta ou caixa de correio. 

Para ficar mais seguro, coloque os recipientes usados para embalar os pedidos na pia, e não na mesa onde irá comer ou na bancada onde prepara as refeições. Descarte as embalagens, higienize as superfícies e lave as mãos.

 

Referências:

Associação Nacional dos Servidores Públicos, de Previdência e de Seguridade Social - Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa

Vox - Mail, groceries, and takeout: How to be sanitary with the stuff you’re bringing into your home

 

LEIA MAIS