Apoio familiar, dos amigos e profissional no uso da dieta enteral

por Equipe Dieta Enteral

 

 

Temos que nos adaptar a diversos contextos da vida, e contar com o apoio de outras pessoas pode ser fundamental para o sucesso desta etapa. Estar em uso de dieta enteral requer do paciente uma grande adaptação, principalmente por não ser possível alimentar-se normalmente. Algumas pessoas relatam que é muito difícil resistir à tentação de não comer, o que pode afetar a vida social. Com isso, alguns pacientes se sentem relutantes em participar de eventos sociais, por não poderem comer e terem que se alimentar através da sonda.

É importante estar preparado para as diferentes reações das pessoas ao nosso redor, assim é mais fácil lidar com as diversas situações. Entender suas emoções pode ser fundamental para o processo de adaptação e bem-estar. 

  • Converse com pessoas que estão na mesma situação que você. Por vezes é difícil cobrar de amigos e familiares que entendam ou ajudem em situações que eles nunca estiveram, por isso, conversar com adultos em uso de enteral pode ser de grande ajuda.
  • Deixe os profissionais da saúde que estão te acompanhando a par de sua adaptação, por vezes, pode ser recomendado o acompanhamento com um psicólogo também.
  • O apoio familiar e dos amigos é importante para todo o processo, mas nem sempre eles entenderão e terão reações que você espera. Algumas pessoas podem não ficar a vontade de comer perto do paciente em enteral, ficarão na dúvida se podem ou não te chamar para um aniversário em um restaurante ou para uma viagem. Isso pode ser uma questão de tempo e de como ocorre a evolução da adaptação. As pessoas que estão ao seu redor querem o seu melhor, mas nem sempre elas têm facilidade e sabem qual a melhor maneira de darem apoio e suporte. O paciente pode sinalizar e expressar como ele se sentiria melhor, assim as pessoas que estão ao seu redor podem também se adaptar.

Conversar com pessoas que estão na mesma situação do que você e estar amparado por profissionais da saúde que te auxiliem é essencial para ter uma adaptação mais tranquila. 

Referências

[1] National Collaborating Centre for Acute Care. Nutrition Support for Adults Oral Nutrition Support, Enteral Tube Feeding and Parenteral Nutrition. Commissioned by the National Institute for Clinical Excellence. 2006.

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!