É possível praticar atividade física utilizando a dieta enteral?

por Equipe Dieta Enteral

Quando permitido pelo médico, é possível e recomendável praticar atividade física em uso de dieta enteral. Alimentação nutritiva e atividade física são primordiais para manter um estado nutricional adequado, ou seja, manter o peso corpóreo recomendado para o seu perfil e também a massa muscular. Isso porque, é muito importante evitar o quadro de desnutrição [1].

Se a prática de exercícios físicos era regular antes do uso da dieta enteral, talvez seja mais fácil de continuar ativo. No entanto, algumas adaptações podem ser necessárias, pois algumas atividades podem não ser as mais adequadas em um primeiro momento. Em alguns casos, as atividades que não são indicadas são as aquáticos, pois podem causar infecções caso haja alguma fissura. Os exercícios que trabalham com músculos no local em que o cateter está localizado também não é recomendado [2].

  • Esperar 30-60 minutos após alimentar-se para praticar atividade física, assim evita-se náusea e vômito [3].
  • Começar devagar, pois é preciso ter segurança que o exercício te fará bem, e não o contrário. Que tal começar com uma caminhada?

Para conseguir estabelecer uma atividade física com o uso de dieta enteral é preciso conversar com o médico sobre o que mais recomendado, pois para cada pessoa há uma indicação diferente. Além disso, sempre avise o médico sobre qualquer dificuldade ou problema que enfrentar na prática de exercícios físicos que foi estabelecida.

Referências

[1] Volkert, Dorothee, et al. "ESPEN guidelines on enteral nutrition: geriatrics." Clinical nutrition 25.2 (2006): 330-360.
[2] American Cancer Society. Physical Activity and the Cancer Patient. 2017.
[3] Alfred Health Nutrition Department. Tube feeding at home. 2013.

 

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!