Como preparar a dieta enteral líquida

Como preparar a dieta enteral líquida

por Equipe Danone Baby 21 de fevereiro de 2020 5 minutes

A dieta enteral líquida industrializada pode ser adquirida pronta para administrar ao paciente

A nutrição enteral líquida é um tipo de dieta indicada para pacientes que não podem se alimentar de forma tradicional devido a alguma condição de saúde, tratamento ou quando estão se recuperando de uma cirurgia. Ela é administrada diretamente no estômago ou no intestino delgado, pela boca ou abdome.

A dieta enteral líquida industrializada geralmente vem pronta para uso, mas é preciso saber como manusear os frascos e outros objetos necessários para a administração. Veja o passo-a-passo: 

do que você irá precisar?

Frasco com a dieta enteral prescrita, frascos plásticos e equipos descartáveis são os instrumentos principais para preparar a alimentação líquida. Também será necessário uma seringa de 20ml, álcool 70% e pano limpo para fazer a limpeza externa dos materiais.

passo a passo para a dieta enteral líquida

  • Lave bem as mãos com água e sabão. Limpe também a bancada onde será feito o preparo.

  • Limpe o frasco de dieta e o abridor que serão usados com um pano umedecido em álcool a 70% (disponível em farmácias).

  • Abra o frasco da dieta enteral e transfira para o frasco plástico o volume prescrito por horário pelo nutricionista ou médico.

  • Conecte o frasco ao equipo. Lembre-se de fechar a pinça de rolete antes de fazer a conexão.

  • Coloque o frasco no suporte acima da cabeça do paciente. Abra a pinça de rolete do equipo, permitindo que a dieta preencha todo o equipo, retirando todo o ar. Feche novamente a pinça.[Text Wrapping Break]

  • Conecte o equipo à sonda do paciente. Agora abra a pinça de rolete do equipo, deixando o gotejamento bem lento, de acordo com a prescrição do nutricionista ou médico.[Text Wrapping Break]

  • O frasco com o restante da dieta deve ser colocado na geladeira devidamente tampado, para ser usado no próximo horário. O frasco pode ser tampado com filme plástico descartável.

  • Após o término da dieta, desconecte o equipo do frasco e o conecte no frasco plástico com água. A água é importante para hidratar o paciente.

  • O frasco plástico vazio de dieta e o equipo após o primeiro uso devem ser descartados imediatamente. Utilize novos frascos plásticos e equipos descartáveis a cada horário.

  • Nos intervalos entre as dietas, ou após qualquer medicação feita pela sonda, deve-se administrar com pressão 20ml de água com a seringa na sonda do paciente. Se for uma gastrostomia, deve-se administrar 2 duas seringas de 20ml de água.

  • Em casos de dois ou mais medicamentos a serem administrados no mesmo horário por sonda, triture, dilua em água e administre cada um separadamente. Nunca misture e administre medicamentos juntos ou com a nutrição enteral.

    Trinta minutos antes de administrar a próxima dieta, você deve retirar o frasco da geladeira para que a temperatura durante a administração fique ideal. Se for um dia muito frio, tire com antecedência. 

    Coloque o volume determinado em um novo frasco plástico e utilize também um novo equipo. Aguarde o horário correto para conectar à sonda do paciente. Isso é importante, pois o paciente não deve receber a dieta gelada, e sim na temperatura ambiente.

    Não é necessário armazenar na geladeira frascos de dieta que ainda não foram abertos. Porém, os frascos de dieta já abertos devem sempre ser armazenados na geladeira. A cada horário, após a administração da dieta, jogue fora o frasco plástico e o equipo descartáveis utilizados.