Dieta industrializada: cuidados

por Equipe Dieta Enteral

As fórmulas enterais industrializadas são práticas, pois garantem nutrientes essenciais para o paciente, e também são produzidas e envazadas de forma segura, de modo que não apresentem risco de contaminação microbiológica. No entanto, a segurança em relação ao risco de contaminação pode ser garantida somente enquanto a dieta está fechada. Após aberta uma série de cuidados devem ser tomados, pois, caso contrário, há o risco de ter contaminação microbiana, podendo causar diarreia. A diarreia pode ser um problema grave dependendo das condições do paciente, por isso cuidados devem ser tomadas após abrir a dieta para evitar tal situação [1].

Quais os cuidados que devo tomar para evitar a contaminação da dieta enteral industrializada após aberta?

  • Siga as instruções do fabricante! Veja o que está indicado na embalagem em relação ao período de consumo após aberta (dieta líquida normalmente o prazo é de 24 horas) e ao local de armazenamento (geladeira)
  • Higiene do manipulador. A mão deve estar limpa, lavar com água e sabão imediatamente antes de mexer na dieta [2,3].
  • Frascos, equipos e seringas devem estar sempre limpos. Os materiais destinados à uso da dieta enteral devem ser exclusivos, não usando para outros fins. Além disso, estes devem ser limpos de maneira adequada, com água e sabão [2,3].

 

 

Referencias

[1] Okuma, Toshitada, et al. "Microbial contamination of enteral feeding formulas and diarrhea." Nutrition 16.9 (2000): 719-722.

[2] Ministério da Saúde. Melhor em casa, a segurança do hospital no conforto do seu lar. Caderno de Atenção Domiciliar Cuidados em Terapia Nutricional. Brasília-DF, 2015.

[3] Dreyer, E., et al. "Nutrição enteral domiciliar: manual do usuário: como preparar e administrar a dieta por sonda." Universidade Estadual de Campinas/Hospital de Clínicas da UNICAMP, 2011.

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!