Dicas para dormir bem usando a sonda de nutrição enteral

Dicas para dormir bem usando a sonda de nutrição enteral

por Equipe Danone Baby 02 de março de 2020 5 minutes

A sonda pode escapar durante o sono, então é indicado dormir em uma posição que diminua os riscos

Quem faz uso de dieta enteral deve usar a sonda o tempo todo, inclusive durante o sono. Parece desconfortável, mas o equipamento não impede que o paciente execute as tarefas do dia a dia e que durma com tranquilidade.

 

dormir bem com a sonda

O paciente pode levar um tempo para se adaptar a dormir com a sonda. Dormir de lado ou de costas, por exemplo, pode ajudar. Elevar um pouco a cabeceira da cama também pode deixar o sono mais confortável, além de controlar o refluxo. 

Cada pessoa tem uma experiência diferente, o que também pode variar de acordo com o tipo de sonda, que pode ser introduzida em diferentes locais, como a jejunostomia (tubo flexível posicionado no intestino delgado), gastrostomia (tubo flexível posicionado no estômago) ou nasogástrica (tubo de PVC introduzido pelas narinas até o estômago). Por isso, é importante adaptar-se mediante às suas necessidades específicas.

Além de estar confortável para dormir, a posição deve ser segura para evitar a saída da sonda durante a noite. Se isso acontecer, será necessário procurar a equipe do ambulatório ou hospital para recolocar a sonda.

dieta durante o sono e cuidados com bem-estar

Em alguns casos, a dieta enteral pode continuar a ser ministrada durante o sono. Na alimentação cíclica, por exemplo, a dieta é fornecida automaticamente nos mesmos horários, inclusive enquanto o paciente está descansando ou dormindo. O médico irá recomendar esse tipo de alimentação, se for a mais indicada para o quadro.

Todo paciente em dieta enteral deve lembrar que, mesmo que não haja consumo de alimentos pela boca, é necessário fazer a higienização. Mantenha a boca limpa por meio da escovação dos dentes três vezes ao dia, para evitar cáries e infecções. Outra dica é hidratar os lábios para evitar rachaduras e ressecamento. 

 

Além disso, no caso da sonda nasal, é importante limpar a narina no local onde a sonda é introduzida todos os dias, com um cotonete úmido, para evitar crostas e ferimentos. Por fim, não deixe de higienizar bem o tubo. Lave-o com água morna antes e depois das refeições ou dos medicamentos utilizando uma seringa, se for mais fácil. Também limpe a extremidade usando um pano anti-séptico.

Referências: 

Web Medical Team - Living With a Feeding Tub

Michigan Medicine (University of Michigan) - Tube Feeding: Living With a Feeding Tube

LEIA MAIS