Dieta enteral em crianças

por Equipe Dieta Enteral

 

 

A dieta enteral em crianças é utilizada como uma estratégia muito eficaz para suprir as necessidades de nutrientes que o corpo precisa, mas que por algum motivo, a alimentação pela boca, é impossibilitada [1]. 

Como consequência, são necessárias adaptações de estilo de vida não só da criança, mas também dos pais e familiares. O que muitas vezes acontece, é da criança se adaptar a essa nova situação com mais facilidade do que os adultos, isso porque elas normalmente não se preocupam com supostos julgamentos que outras pessoas possam ter. Apesar disso, é importante saber como apoiar a criança e saber como explicar a sua nova condição. É necessário preparo emocional para a criança (e também para os adultos), pois dessa forma situações como, não comer o que os amigos estão comendo em uma festa de aniversário ou estar à mesa sem poder degustar os alimentos, podem se tornar mais fáceis de se adaptar [1]. 

Seja sensível ao que a criança está se sentindo, para que ela se sinta mais confortável. Saiba como dar explicações rápidas, pois outras crianças ou até mesmo adultos, perguntarão sobre a dieta enteral. Quem sabe uma boa saída seja simplesmente falar que a criança precisa de ajuda para comer, e que algumas ferramentas, como a sonda, são necessárias para isso [1]. 

Aos adultos, principalmente aos pais, crie e estabeleça uma rotina com seus filhos, dessa forma será mais fácil se adaptar. Além disso, não hesitem em fazer perguntas à equipe médica. Quanto maior o entendimento da situação toda, mais confiança você terá para cuidar da criança [2]. 

 

Referências 

[1] Feeding tube awareness foundation. Family and Friends. 2017.

[2] Advice, sharing the care for good nutrition. A practical guide to tube feeding. 2016

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!