A dieta enteral para melhorar o estado nutricional e a saúde

por Equipe Dieta Enteral

Fazem alguns anos, pacientes com patologias no trato gastrointestinal e, consequente, com impedimento de se alimentarem, tinham graves problemas nutricionais e chegavam a correr risco de vida, em alguns casos. Isso porque não existiam outras alternativas de alimentação. Nos anos 60 iniciou-se a nutrição parenteral, onde os nutrientes são injetados diretamente na corrente sanguínea do paciente. Nos anos 80, foram feitos alguns testes dando os nutrientes pela corrente sanguínea ou através do trato gastrointestinal (dieta enteral). Os resultados foram melhores com a administração da dieta enteral, pois haviam mais benefícios na recuperação do paciente [1].

Com o tempo, surgiram explicações para os benefícios associados ao uso de dieta enteral. Alguns deles são: [1,2] 

  • É mais parecido com o mecanismo fisiológico no nosso organismo, ou seja, o estômago e intestino estão sendo estimulados, assim como quando ocorre a alimentação convencional;
  • Melhora a resistência do paciente para proteger-se contra bactérias que podem causar infecções, isso possivelmente está relacionado com a interação das células do intestino com a dieta;
  • É uma dieta nutricionalmente completa;
  • O índice de desnutrição diminui com a administração correta da dieta enteral.

A dieta enteral é uma forma de alimentação eficiente para melhorar a saúde através do fornecimento de nutrientes essenciais. Estar bem nutrido é fundamental para a recuperação do organismo!

 

Referências:

[1] Kudsk, Kenneth A. "Beneficial effect of enteral feeding." Gastrointestinal endoscopy clinics of North America 17.4 (2007): 647-662.

[2] Kudsk, Kenneth A. "Importance of enteral feeding in maintaining gut integrity." Techniques in Gastrointestinal Endoscopy 3.1 (2001): 2-8.

 

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!