DIETA ENTERAL | O QUE É NECESSÁRIO?

por Equipe Dieta Enteral 27 de Novembro de 2016

 

As respostas para as principais dúvidas sobre o que é preciso para administrar a dieta enteral.

 

O que é e para que serve a sonda?

A sonda é um tubo fino de material macio e flexível, próprio para ser introduzido pelo nariz do paciente até o estômago ou intestino. Em alguns casos a sonda pode ser substituída pela gastrostomia ou por uma jejunostomia. Em todos os casos, o intuito é permitir que a dieta chegue ao estômago ou ao intestino do paciente adequadamente. Para a dieta ser administrada, além da sonda na posição certa, será necessário um equipo.



O que é equipo? Qual a sua função?

O equipo é um tubo de material flexível que conecta o frasco com a dieta à sonda do paciente. Com o equipo podemos controlar o fluxo da dieta, ou seja, a velocidade com que o paciente vai receber a dieta. Para isso, existe uma pequena "pinça" no equipo (pinça de rolete), que pode ser aberta ou fechada para o controle do gotejamento da dieta.

 

E o que é suporte? É realmente necessário?

O suporte é necessário para manter o frasco de dieta suspenso acima da cabeça do paciente e facilitar o gotejamento da dieta.
Existem suportes próprios para este fim, ou pode ser colocado um gancho preso à parede ou a um móvel. O importante é deixar o frasco de dieta bem firme e posicionado acima da cabeça do paciente. 



Qual a diferença entre dieta industrializada e dieta caseira?

A dieta industrializada é feita especialmente para ser utilizada por sondas e contém, de forma balanceada, todos os nutrientes que o paciente necessita. Ela é líquida, homogênea, pronta para uso e para ser colocada em frascos plásticos para administração. 
A dieta caseira é feita com alimentos convencionais (hortaliças, carnes, frutas), liquidificados e peneirados na tentativa de deixar a dieta mais líquida e sem grumos. Como não é possível garantir a composição dos ingredientes utilizados nesta dieta caseira, também não será possível garantir a presença de todos os nutrientes necessários ao paciente (vitaminas, minerais, proteínas, etc.). Pode ficar muito viscosa, entupindo a sonda do paciente. Além de aumentar o risco de contaminação, levando a maior risco de infecção e piora do quadro clinico.

 

 

Consulte seu médico e/ou nutricionista.

 

 

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!