EDENTULISMO E O IMPACTO NA VIDA DO IDOSO

Edentulismo: o que é e o impacto na vida do idoso

por Equipe Danone Nutricia

 

 

O percentual de pessoas acima de 60 anos com edentulismo no Brasil em 2007 era de 8,7% 1. O edentulismo é a perda parcial ou total dos dentes, normalmente é causado por extrações de dentes ao longo da vida e está diretamente relacionado com a mastigação, envelhecimento e problemas nutricionais 2,3.

o que é edentulismo

Edentulismo é o nome para a perda dos dentes, seja total ou parcial. Culturalmente, a condição ainda é vista como um fenômeno natural do envelhecimento no Brasil. Mas o problema é, na verdade, um reflexo da falta de prevenção e cuidados adequados com a higiene bucal. Manter os dentes naturais até a velhice é possível e pode evitar muitas visitas ao hospital mais tarde. 

Quando os dentes não são mantidos, é preciso utilizar próteses dentárias. Nesses casos, estomatite (inflamação na boca ou garganta) e úlceras estomacais (lesões no estômago) são exemplos de quadros que podem ser desenvolvidos ou exacerbados caso alguns cuidados relacionados ao uso de prótese não sejam tomados, como: evitar hábitos de vida não saudáveis, má higiene oral, uso de tabaco e consumo excessivo de álcool. E esses casos são capazes, inclusive, de interferirem diretamente no consumo alimentar do idoso 4.

Além dos cuidados mencionados anteriormente para manter a saúde bucal, é importante saber que mesmo com o uso de prótese pode ocorrer uma redução da eficiência da mastigação. Sendo assim, a relação do indivíduo com a sua alimentação é afetada, mudando a percepção do gosto dos alimentos, as escolhas alimentares e a rotina alimenta 4.

Em decorrência desta mudança nas escolhas alimentares, ocorre geralmente uma diminuição do consumo de frutas e vegetais, assim como de fibras alimentares, vitaminas e minerais; além do aumento no consumo de carboidratos simples como pão, biscoitos e macarrão 5.

Essa modificação nos padrões de consumo por conta da dificuldade de mastigação acarreta riscos à saúde como anemia, perda de peso (principalmente de massa magra) alterações no sistema imune, quedas; assim como o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares 5. Por isso é importante manter uma alimentação adequada, seguindo sempre as orientações de um nutricionista, para melhor conservar a saúde dos dentes e evitar o impacto negativo na vida do idoso..

 

Referências

1 - Polzer, Ines, et al. "Edentulism as part of the general health problems of elderly adults." International dental journal 60.3 (2010): 143-155.
2 - Petersen PE. The World Oral Health Report 2003: continuous improvement of oral health in the 21st century--the approach of the WHO Global Oral Health Programme. Community Dent Oral Epidemiol 2003 31 Suppl 1: 3-23.
3 - Gil Montoya, José Antonio, et al. "Oral health in the elderly patient and its impact on general well-being: a nonsystematic review." (2015).
4 - Petersen, P. E., et al. "Global oral health of older people-call for public health action." Community dental health 27.4 (2010).
5 - Allen, Finbarr, and Anne McMillan. "Food selection and perceptions of chewing ability following provision of implant and conventional prostheses in complete denture wearers." Clinical oral implants research 13.3 (2002): 320-326.
6 - Lee, Jung Sun, et al. "Edentulism and nutritional status in a biracial sample of well-functioning, community-dwelling elderly: the health, aging, and body composition study." The American journal of clinical nutrition 79.2 (2004): 295-302.

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!