Perda de dentes: dificuldades de alimentação e outras consequências

por Equipe Danone Nutricia 27 de Novembro de 2016

A perda dos dentes, principalmente durante o envelhecimento, pode acarretar em dificuldades na mastigação e, consequentemente, má digestão.

Nos dias atuais, há uma maior atenção entre aqueles que já passaram dos 60 anos em cuidar da saúde bucal, que pode ter sido negligenciada até pouco tempo atrás. Além da cárie dental, as doenças na gengiva e a necessidade de próteses são alguns dos problemas bucais mais comuns em idosos.

por que a perda de dentes ocorre no envelhecimento

Diversos fatores podem causar a perda dos dentes durante o envelhecimento, como o desgaste do esmalte dentário, tornando-os mais vulneráveis a lesões e cáries; dimunuição da produção de saliva; retração das gengivas; e a doença periodontal, uma doença que destrói as gengivas e as estruturas de apoio quando há um acúmulo de bactérias na boca.

Essas condições são consequências do envelhecimento do corpo, mas podem ser prevenidas ou abrandadas caso a pessoapratique a boa higiene bucal ao longo da vida.

as consequências da perda dos dentes

 

A ausência dos dentes pode acarretar em dificuldades na mastigação e, consequentemente, má digestão. A mastigação de idosos com prótese dentária, provavelmente não será a mesma de indivíduos com dentes naturais preservados. Um estudo realizado em Minas Gerais, mostrou que aproximadamente 79% dos idosos apresentaram ingestão reduzida de proteínas, vitaminas e minerais  e que os principais fatores que contribuíram para esse déficit na ingestão foram o edentulismo (ausência dos dentes) e o sedentarismo.

Pensando em evitar a má nutrição de idosos e a carência de proteínas, vitaminas e minerais, a Danone Nutricia desenvolveu o produto Nutridrink Max, que é um suplemento nutricionalmente completo, com ótima quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. Caso não esteja conseguindo se alimentar muito bem, converse com seu médico sobre a necessidade de utilizar um suplemento para complementar sua alimentação.

Manter a boa higiene bucal, assimo como visitar o dentista com regularidade, é fundamental para prevenir a perda dos dentes. Além disso, durante o envelhecimento, o acompanhamento nutricional é importante para garantir que o idoso está recebendo todos os nutrientes que precisa.

FONTE:
Revista Baiana de Saúde Pública / Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. - v.32, n.2, maio/ago., 2008

Consulte seu médico e/ou nutricionista.

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!