É possível sentir náuseas com a dieta enteral?

por Equipe Dieta Enteral

Alguns pacientes relatam sentir enjoos durante o gerenciamento da dieta enteral, por isso, precisamos ficar atentos para alguns detalhes para evitar esse mal-estar [1,2]:

 

Incorreta posição do paciente durante a administração da dieta

A posição das costas deve ser levemente inclinada, de 30 a 45 graus. Para isso, eleve a cabeceira da cama ou acomode o paciente em uma cadeira que tenha uma leve inclinação no encosto. Somente após posicionado que o gotejamento da dieta deve começar.

 

Posição incorreta da sonda

Caso perceba que a sonda tenha saído do lugar e possa estar posicionada incorretamente, procure a equipe médica para que o problema possa ser solucionado.

 

Gotejamento muito rápido

O gotejamento deve ser lento, por isso sempre faça o controle através do regulador. O tempo recomendado até o término do gotejamento da dieta normalmente é de aproximadamente 1 hora ou mais (depende do volume total, quanto menor o volume menor o tempo). 

 

Administração de um grande volume da dieta em um mesmo horário

Diminua o volume da dieta e o tempo de ingestão caso haja sensação de náusea, sempre respeitando os intervalos entre as refeições determinados pela nutricionista. Além disso, é aconselhado no término da dieta, permanecer na mesma posição por 30 minutos, para evitar refluxo e vômito.

Em casos de vômito, suspenda a dieta e consulte seu médico/nutricionista ou procure a Unidade de saúde do seu bairro [2].

 

Referências:

[1] Ana Paula Lança Bento, Alceu Afonso Jordão Júnior, Rosa Wanda Diez Garcia. Manual do paciente em terapia nutricional enteral domiciliar. 2015.

[2] Cartilha do Paciente em Terapia Nutricional Enteral Domiciliar. Prefeitura Municipal de Curitiba. 2011.

 

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!