Passo a passo para preparar a dieta enteral em pó

por Equipe Danone Baby 20 de fevereiro de 2020 5 minutes

preparar a nutrição industrializada pode ser mais fácil do que você imagina

A dieta enteral industrializada em pó pode ser uma opção mais prática e segura nutricionalmente do que a dieta caseira. Afinal, basta comprar a alimentação em pó e misturá-la com água para servir ao paciente.  

 

Além disso, esse tipo dieta enteral pode conter todos os nutrientes – e por isso o médico ou nutricionista são os profissionais que indicarão a dieta enteral de acordo com a necessidade nutricional específica da pessoa. 

Na dieta enteral, introduz-se um tubo fino pelo nariz do paciente até o estômago ou intestino. A sonda também pode ser acoplada diretamente no abdome.  

Veja, abaixo, como preparar a alimentação em pó: 

Kit para 1 dia:

Dieta enteral prescrita, frascos plásticos e equipos descartáveis. 

Seringas de 20 mL 

Você também irá precisar de uma colher de sopa, vasilha graduada, álcool e pano limpo para limpeza externa dos materiais. 

Passo a passo para preparar o alimento: 

- Lave bem as mãos com água e sabão antes de iniciar o preparo e a administração da dieta. 

- Separe, lave em água corrente e ferva os utensílios (colher e vasilha graduada) que serão utilizados no preparo da dieta enteral. 

- Adicione o pó em água morna (previamente fervida). Mexa até que a mistura fique bem homogênea e complete com água até atingir o volume de dieta indicado pelo nutricionista/médico.  

- Transfira a solução para o frasco plástico no volume prescrito por horário pelo nutricionista/médico.  

- Conecte o frasco ao equipo. Lembre-se de fechar a pinça de rolete antes de fazer a conexão.  

- Coloque o frasco no suporte acima da cabeça do paciente. Abra a pinça de rolete do equipo, permitindo que a dieta preencha todo o equipo, retirando o ar. 

- Feche novamente a pinça.  

- Conecte o equipo à sonda do paciente. Agora abra a pinça de rolete do equipo, deixando o gotejamento bem lento, de acordo com a prescrição do nutricionista ou médico. 

- Após o término da dieta, desconecte o equipo do frasco e o conecte no frasco plástico com água fervida e resfriada. A água é importante para hidratar o paciente e o médico indicará o volume adequado 

- O frasco plástico vazio de dieta e o equipo, após o primeiro uso, devem ser descartados imediatamente. Utilize novos frascos plásticos e equipos descartáveis a cada horário. 

- Nos intervalos entre as dietas, ou após qualquer medicação feita pela sonda, deve-se administrar água com a seringa na sonda do paciente. O profissional de saúde que acompanha o paciente deverá lhe dizer a quantidade exata de água para irrigar a sonda. 

- Em casos de dois ou mais medicamentos a serem administrados no mesmo horário por sonda, triture, dilua em água e administre cada um separadamente. Nunca misture e administre medicamentos junto ou com a nutrição enteral. Em caso de dúvidas, consulte sempre o profissional de saúde que acompanha o paciente. 

Como instalar a próxima dieta

- Prepare somente a quantidade de dieta prescrita para cada horário. 

- Para os horários seguintes, repita o processo anterior desde a limpeza dos utensílios e mãos até a transferência da dieta diluída para o frasco plástico. 

- A cada horário, após a administração da dieta, jogue fora o frasco plástico e o equipo descartáveis utilizados. 

 Preste atenção:  

No caso de entupimento da sonda ou saída acidental, procure ajuda médica. Nunca tente reintroduzir a sonda sozinho. 

Sempre consulte o médico ou nutricionista que acompanha o paciente.

 

LEIA MAIS