O que são alimentos funcionais e quais seus benefícios

por Equipe Danone Nutricia 20 de abril de 2021 5 minutes

peixes marinhos, soja e certas frutas e grãos são alimentos funcionais que trazem benefícios específicos para o corpo

Certos alimentos têm benefícios para a saúde do corpo que vão além dos nutricionais básicos. Consumi-los com frequência pode ajudar a controlar o colesterol, a aprimorar o funcionamento do intestino e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. 

Tais alimentos são chamados de “funcionais”, pois possuem nutrientes com propriedades específicas que apoiam o metabolismo e a fisiologia. Assim, além de nutrir e fornecer energia, modulam de forma benéfica uma ou mais funções do organismo, podendo potencializar determinadas respostas fisiológicas ou ajudar reduzindo o risco de doenças.

ALIMENTOS FUNCIONAIS E SEUS BENEFÍCIOS

Veja abaixo compostos encontrados em alimentos funcionais e quais suas funções, segundo lista do Ministério da Saúde:

Probióticos

As bifidobactérias e os lactobacilos são bactérias benéficas que favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e diarreia. São encontradas em alimentos como leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

Ômega 3 

ômega 3, também conhecido como “óleo de peixe”, é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura saudável necessária para que o organismo realize diversas funções. Ele protege o cérebro e a memória, tem ação anti-inflamatória, melhora a saúde cardiovascular e dos olhos. Encontrado em peixes que vivem em águas profundas, como anchova, linguado, salmão, sardinha, truta, atum e ostra.

Proteínas de soja 

Tais proteínas, encontradas na soja e em seus derivados, ajudam no controle do colesterol. A isoflavona, por exemplo, é um composto presente nas proteínas de soja que ajuda na redução de sintomas da menopausa.

Fibras 

Os diversos tipos de fibras têm inúmeras funções, como melhorar o funcionamento intestinal, controlar os níveis de açúcar no sangue e controlar o peso, já que dão sensação de saciedade. São encontrados em diversos alimentos naturais, como cereais integrais (como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo), hortaliças, frutas e leguminosas (como soja, feijão e ervilha).

Flavonóides 

Os flavonóides são compostos encontrados em uma série de alimentos, como soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra e cereja. Eles têm atividade anti-inflamatória, antioxidante e vasodilatadora, ajudando a regular os níveis de colesterol, a retardar o envelhecimento e a combater infecções. 

Catequinas 
As catequinas, encontradas no chá verde, em cerejas, amoras, framboesas, mirtilos, uva roxa e vinho tinto, reduzem a incidência de colesterol e estimulam o sistema imunológico.

COMO CONSUMIR ALIMENTOS FUNCIONAIS

Os alimentos funcionais devem ser consumidos regularmente, em dietas balanceadas. Segundo o Ministério da Saúde, além dos alimentos listados acima, outros alimentos tipicamente brasileiros também têm capacidades funcionais, como o açaí, a jabuticaba, o cupuaçu, a acerola e a pitanga. Consulte seu nutricionista para mais informações.

 

Referências:

Ministério da Saúde. Alimentos funcionais enriquecem dieta com nutrientes que previnem e controlam doenças.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Alimentos funcionais na prevenção de doenças.

P. Dudeja, R.K. Gupta. Functional FoodFood Safety in the 21st Century, 2017. 

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