Alimentos para melhorar a circulação sanguínea

por Equipe Danone Nutricia 19 de abril de 2021 5 minutes

Frutas cítricas e vermelhas, nozes e espinafres são alimentos que fazem bem para a saúde do coração e a circulação sanguínea

O sangue circula pelo corpo transportando oxigênio e nutrientes para os órgãos e tecidos. A má circulação pode provocar fadiga, câimbras, colesterol alto, varizes e até mesmo celulite. A boa alimentação, quando combinada com outros hábitos saudáveis, pode aprimorá-la. 

por que a má circulação sanguínea ocorre?

A má circulação sanguínea é um problema relativamente comum provocado por uma série de fatores. O primeiro deles é o excesso de peso e o sedentarismo, que prejudicam principalmente o retorno do sangue pelas veias para o coração, provocando inchaço e cansaço nas pernas.

Ficar muito tempo em pé, sentado ou com as pernas cruzadas, sem caminhar, também dificulta o retorno do sangue ao coração e pode prejudicar a circulação. Certas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, são outros fatores, principalmente quando não tratadas corretamente. 

O envelhecimento natural dos vasos sanguíneos, que vem com a idade, também pode interferir na circulação. 

O uso de métodos contraceptivos hormonais também pode aumentar o risco de formação de trombos, ou seja, coágulos de sangue nos vasos, principalmente nas pernas. Já na gravidez, o organismo da mulher produz mais líquidos para manter a irrigação da placenta, dificultando o trabalho das veias. A produção de hormônios como a relaxina, que dilata as veias, também dificulta o retorno de sangue ao coração.

alimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea

Muitas vezes, a circulação sanguínea é tratada com medicamentos. No entanto, certos alimentos podem ajudar a melhorar e evitar o quadro:

Pimenta caiena 

A pimenta caiena apimenta e dá sabor à comida, mas também ajuda a relaxar os músculos dos vasos sanguíneos para que o sangue possa fluir facilmente. Aprimora a circulação sanguínea e a pressão arterial. 

Beterraba

A beterraba é uma raiz vegetal rica em nitrato, que o corpo pode converter em óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda a liberar naturalmente os vasos sanguíneos e a melhorar o fluxo sanguíneo para os tecidos e órgãos. 

Cebola

A cebola é uma excelente fonte de antioxidantes flavonóides, que beneficiam a saúde do coração e melhoram a circulação, ajudando as artérias e veias a dilatarem quando o fluxo sanguíneo aumenta. O alimento também tem propriedades anti-inflamatórias que podem aumentar o fluxo sanguíneo e beneficiar a saúde do coração ao reduzir a inflamação nas veias e artérias.

Frutas cítricas e vermelhas

As frutas cítricas, vermelhas e silvestres contêm vitamina C e flavonoides, que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos. Morangos, mirtilos, amoras e framboesas são boas opções.

Peixes gordurosos

Peixes gordurosos, como salmão, truta e linguado, são ricos em ômega-3, um ácido graxo bom para a circulação. Comer peixe ajuda a manter as artérias limpas e desobstruídas e ainda reduz a pressão arterial em repouso. 

Nozes

Sementes oleaginosas, especialmente nozes, são ricas em ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega 3, assim como os peixes gordurosos. Comê-los com regularidade, como na hora do lanche, pode ajudar a melhorar a circulação.

Espinafre

O espinafre é rico em nitrato, um composto que ajuda a criar mais espaço para a passagem do sangue nos vasos sanguíneos. Uma dieta rica nesse alimento também ajuda a manter as artérias flexíveis e a reduzir a pressão arterial. 

Para melhorar a circulação sanguínea e a saúde do coração, é importante privilegiar o consumo de frutas, verduras, cereais, grãos e carnes magras. Fibras, proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis e vitaminas devem fazer parte de uma dieta balanceada.

Por outro lado, gorduras trans e açúcares prejudicam a saúde do coração. Consulte seu nutricionista e consuma-os com moderação. 

 

 

Referências:

National Health Service. Eating for a Healthy Heart and Circulation.

Healthline. The 14 Best Foods to Increase Blood Flow and Circulation.

Web Medical Team. Foods to Help Improve Your Circulation.

 

LEIA MAIS