Como mastigar os alimentos para cuidar dos dentes e da digestão

por Equipe Danone Nutricia 05 de novembro de 2020 5 minutes

Segundo o Ministério da Saúde, deve-se mastigar cada porção dos alimentos ao menos 30 vezes

Antes de chegar ao trato digestivo, os alimentos começam a ser digeridos na boca. Por isso, a mastigação, apesar de instintiva desde o primeiro ano de vida, deve ser praticada com atenção.

Quando nos alimentamos correndo e engolimos a comida sem mastigar direito, a digestão é mais lenta. Além disso, o corpo gasta mais energia para digerir e, portanto, você se sente mais cansado. A mastigação correta também beneficia a saúde dos dentes, o tônus muscular da boca e da língua, e previne alterações nas arcadas dentárias, que podem causar dores crônicas de cabeça.

como mastigar corretamente

Mas afinal, será que existe uma forma correta de mastigar os alimentos? Segundo o Ministério da Saúde, é necessário mastigar, em média, 30 vezes cada porção antes de engolir. Também é importante usar os dois lados da boca, prática que costuma ser negligenciada. Quando isso não ocorre, pode haver uma deformidade na arcada dentária, sobrecarregando a musculatura e trazendo problemas sobretudo para o osso que liga a mandíbula ao crânio. 

Além disso, use os dentes da frente para cortar os alimentos, como ao morder uma maçã, e os pré-molares (dentes do meio) para triturar a comida. Depois, quando estiver triturada, use os molares (de trás), para finalizar a mastigação antes de engolir. Parece confuso, mas mastigar dessa forma é instintivo. Preste atenção enquanto mastiga e veja se segue naturalmente a ordem. Depois que a comida perder toda a textura, você poderá engolir. 

Veja alguns erros comuns de mastigação de acordo com a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial:

  • Não mastigar e engolir o alimento quase inteiro;[Text Wrapping Break]

  • Fazer movimentos exclusivamente verticais com a mandíbula, o que significa que a mastigação é interrompida antes da fase da pulverização (dentes molares), que exige os movimentos rotatórios;[Text Wrapping Break]

  • Não fechar os lábios para mastigar. Comer de boca fechada não é apenas uma questão de estética, pois auxilia a língua na manutenção do bolo alimentar sobre os dentes que trituram os alimentos.

outras dicas para a hora da refeição

Além de mastigar corretamente, é importante fazer da refeição um momento tranquilo, no qual você pode apreciar o alimento e prestar atenção no que está comendo. Evite consumir líquidos durante a refeição, o que dilata o estômago e prejudica a digestão.

Beber café após a refeição, apesar de apreciado para espantar o sono, pode acelerar a digestão e provocar azia, já que a bebida é ácida. Alimentos açucarados e frutas também não são as melhores pedidas logo após a refeição, já que são digeridos rapidamente e podem causar gases e inchaço.

Caminhar um pouco após a refeição pode ajudar a digestão a ocorrer de forma mais eficiente, mas evite exercícios extenuantes logo depois de comer. O ideal é esperar de duas a três horas para praticar atividades físicas.

 

Referências: 

Ministério da Saúde. Mastigar dois lados e com calma evita dores de cabeça e problemas digestivos.

Associação Brasileira de Motricidade Orofacial. Mastigação Correta Beneficia Saúde dos Dentes e do Sistema Digestivo.

University of Utah. Is there a proper way to chew food?

Healthline. Chewing Your Food: Is 32 Really the Magic Number?

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