Constipação: dicas de alimentação para evitar o intestino preso

por Equipe Danone Nutricia 09 de novembro de 2020 5 minutes

Uma dieta rica em fibras costuma ser indicada para aliviar e evitar o intestino preso

Passar a semana inteira sem ir ao banheiro pode ser bastante incômodo, provocando mal-estar, gases e outros distúrbios digestivos. Para lidar com a constipação, popularmente conhecida como prisão de ventre, é preciso saber o que incluir na dieta, assim como o que riscar da lista do supermercado.

A constipação, caracterizada pelo funcionamento inadequado do intestino, geralmente é causada pela baixa quantidade de fibras na alimentação, baixa ingestão de água e sedentarismo. Outros fatores também podem estar associados, como estresse, depressão, uso de medicamentos e certas condições de saúde, como hemorroidas e câncer colorretal.

Ir pouco ao banheiro, evacuando no máximo duas vezes por semana, é a principal característica da prisão de ventre. Mas em muitos casos, além do longo intervalo entre as evacuações, o momento de finalmente ir ao banheiro pode ser doloroso, já que a constipação também pode causar fezes duras e pouco volumosas, difíceis de serem eliminadas. 

Além disso, mesmo depois de evacuar, a pessoa com intestino preso pode continuar sentindo desconforto,  inchaço abdominal e gases.

O que comer para evitar o intestino preso

Como a constipação está muito relacionada à qualidade da dieta, é preciso escolher os alimentos certos para evitar o desconforto. As fibras são essenciais para a formação do bolo fecal e, por isso, são fundamentais para alimentação. Elas estão presentes em alimentos como:

  • Frutas como mamão, ameixa, manga, laranja, melancia, abacate, abacaxi e uva

  • Verduras e legumes crus como brócolis, chicória, acelga, quiabo 

  •  Leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, soja e ervilha

  • Cereais

  • Alimentos integrais 

  • Farelos de aveia, trigo e arroz

  • Gérmen de trigo

  • Nozes e amêndoas

  • Azeite de oliva

    Além disso, beba bastante água, pratique atividades físicas e tente gerenciar situações emocionais que podem provocar a constipação, como estresse excessivo. 

o que eliminar da dieta

Além de não priorizar alimentos pobres em fibras, quem sofre com a prisão de ventre pode encontrar alívio ao consumir industrializados e proteína animal com menor frequência. Veja, abaixo, o que evitar:

  • Alimentos fritos e ricos em gordura, como frango e batata, pois são mais difíceis de digerir e acabam prendendo o intestino;

  • Ovos: apesar do alto valor de proteína, são pobres em fibras. Não é preciso riscá-los da dieta, mas pense em incluir fontes de fibras na refeição, como espinafre;

  • Carnes macias: bifes macios são ricos em proteínas e gorduras, mas também pobres em fibras. Portanto, precisam ser equilibrados com verduras e legumes, como o brócolis;

  • Bolos e biscoitos: sobremesas que possuem muito gordura e açúcar refinado têm poucas fibras e costumam trazer problemas para quem possui intestino preso. Assim, prefira satisfazer a sua vontade de delícias doces comendo morangos e iogurtes;

  • Pão branco: comer muito pão branco, feito com farinha branca, pode provocar fezes duras e secas. Prefira torradas integrais, que podem ajudar o seu intestino a funcionar melhor;

  • Cafeína: A cafeína pode soltar ou prender o intestino. Portanto, se você costuma ficar constipado e bebe muito café, vale reduzir o consumo;

  • Bebidas alcoólicas: Assim como o café, as bebidas alcoólicas podem desidratar o corpo e trazer problemas para pessoas que costumam ficar constipadas. Portanto, beba com moderação e lembre de se hidratar ao longo do processo;

  • Fast food: Os alimentos prontos podem ser convenientes para um estilo de vida corrido, mas costumam ter poucas fibras, prejudicando os movimentos do intestino. Consumi-los com moderação pode ajudar aliviar sintomas de constipação.

 

 

Referências: 

National Institute Of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Eating, Diet & Nutrition for Constipation.

Web Medical Team. Worst Foods for Constipation.

Prefeitura Municipal de Campinas. Orientação Nutricional para Obstipação (Intestino Preso).

Drauzio Varella. Prisão de ventre (constipação intestinal).   

 

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