Dicas de alimentação para quem pratica crossfit

por Equipe Danone Nutricia 15 de dezembro de 2020 5 minutes

O nutricionista deve ser consultado para recomendar uma dieta adequada às necessidades e objetivos de cada um

O crossfit é uma prática pesada que deve estar alinhada com a boa alimentação. Essa combinação é fundamental tanto para obter melhores resultados, quanto para a saúde e segurança do praticante. 

O programa de condicionamento combina exercícios de resistência com levantamento de peso, ginástica e outros exercícios. Os treinos são projetados para promover força, resistência e flexibilidade por meio de movimentos variados, que estressam múltiplos sistemas de energia em alta intensidade com poucos períodos de descanso.

Para enfrentar um treino tão pesado, a alimentação precisa estar em dia. Se a nutrição adequada não for adotada, todo o esforço aplicado nos exercícios será em vão.

alimentação adequada para a prática de crossfit

A alimentação para a prática de crossfit deve ser saudável e variada, contendo carne (ou outras fontes de proteína de mesmo valor nutricional), vegetais, nozes, sementes e frutas, assim como carboidratos para dar energia. Por outro lado, amido e açúcar devem ser consumidos com moderação, evitando o acúmulo de gordura corporal. Consumir mais alimentos naturais e integrais, e menos industrializados, é forma de alcançar esse objetivo.

A "diet zone" é uma das mais populares entre os praticantes de crossfit. Consiste em uma alimentação balanceada, composta por níveis equilibrados de proteínas, carboidratos e gorduras, para controlar as taxas hormonais.Seu objetivo é oferecer ingestão calórica reduzida, mas ampla nutrição, para os treinos intensos. 

A ideia é organizar a alimentação em três blocos: no primeiro, deve-se consumir um alimento de cada fonte (proteína, carboidrato e gordura). No segundo, dois alimentos de cada fonte, e no terceiro, três. As refeições são organizadas de acordo com o bloco e com as preferências e objetivos de cada um. Pode-se adotar o bloco dois para café da manhã, o bloco um para o lanche e o três para o almoço e jantar, por exemplo. 

Cada bloco pode conter:

  • Proteína magra, como peito de frango sem pele, peixe, carne magra e laticínios com baixo teor de gordura.

  • Carboidratos saudáveis, como frutas e vegetais coloridos sem amido e com baixo índice glicêmico. 

  • Gorduras saudáveis, como abacate e amêndoas.

    No entanto, os benefícios da dieta zone não são cientificamente comprovados. Quem pratica crossfit deve consultar o nutricionista para montar uma dieta baseada em suas características pessoais, objetivos e necessidades específicas. O profissional de saúde provavelmente irá recomendar a adoção de uma alimentação balanceada, mas poderá dar outras dicas específicas.

alimentação antes e depois do treino

O nutricionista também poderá recomendar a alimentação adequada para os momentos antes e depois do treino. Geralmente, antes de treinar, é necessário consumir carboidratos saudáveis para dar energia. Depois, o foco deve ser em boas fontes de proteínas, para reparar e construir músculos, e em carboidratos, para repor a energia perdida.

Além disso, quem pratica crossfit nunca deve esquecer de se hidratar ao longo do dia e, principalmente, durante o treino. Como a atividade física é bastante intensa, a perda de água pelo corpo também é maior e deve ser reposta.

Por fim, o nutricionista pode recomendar o uso de suplementos proteicos para apoiar a dieta do praticante de crossfit. Tais produtos podem ajudá-lo a atingir seus objetivos como parte de uma alimentação balanceada.

 

 

Referências:

Healthline. CrossFit Diet Plan: Nutrition, Sample Menu and Benefits.

Sports Dietitian Australia. Crossfit.

The Crossfit Journal. Maio 2004. Disponível em:

https://library.crossfit.com/free/pdf/cfjissue21_May04.pdf

Crossfit Journal. Nutrition Brief: How Much Food Should I Eat? Dezembro 2016. Disponível em:

http://library.crossfit.com/free/pdf/CFJ_2016_11_Nutrition3-Synkwoski4.pdf

American Heart Association. Food as Fuel Before, During and After Workouts.

Mayo Clinic. Eating and exercise: 5 tips to maximize your workouts.

Web Medical Team. What to Eat Before and After Exercise.

Polikandrioti M. Tsami A. Nutrition for Exercise and Health: a Brief Review. Health Science Journal. 

 

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