Dietas detox: será que realmente trazem benefícios para o corpo?

por Equipe Danone Nutricia 15 de dezembro de 2020 5 minutes

As dietas detox podem ser perigosas, já que envolvem a redução do consumo de carboidratos e proteínas, essenciais para o corpo

As dietas detox são promessas de rápida perda de peso e eliminação de toxinas. Porém, não há evidências científicas de que elas realmente funcionem. Quando realizadas de forma incorreta, podem ser prejudiciais à saúde.

O que são toxinas e como o corpo se livra delas

Toxinas são substâncias que podem ser produzidas dentro do corpo – provenientes de bactérias ou como produto do metabolismo – ou podem vir de fora: medicamentos, metais pesados e produtos químicos, como herbicidas e pesticidas, são alguns exemplos, segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O próprio corpo se encarrega de eliminar essas toxinas, principalmente pela ação do fígado. Tudo o que é ingerido, digerido e absorvido pelo corpo passa por ele antes de chegar aos outros órgãos. Assim, o fígado regula, sintetiza, estoca e secreta diversas proteínas e nutrientes, mas também metaboliza, degrada, purifica, transporta e elimina substâncias tóxicas ou desnecessárias.

Assim, o fígado não acumula toxinas. O mesmo vale para o cólon intestinal, que elimina fezes, mas não acumula substâncias desnecessárias ou prejudiciais ao organismo. Já as células adiposas, que são depósitos de gordura, conservam algumas toxinas além da própria gordura.

como as dietas detox funcionam

O objetivo das dietas detox é ajudar o corpo a eliminar toxinas, além de perder peso pela redução do consumo de calorias e aprimorar a saúde geral. As dietas de desintoxicação podem ser feitas de diversas formas. Normalmente, consistem em um período de jejum seguido por uma dieta restritiva de vegetais crus, frutas, sucos de frutas e água. Além disso, algumas incluem o uso de ervas e outros suplementos, junto com a limpeza do cólon para esvaziar o intestino. 

Já os sucos detox são ricos em nutrientes e ingredientes naturais que podem regular o bom funcionamento do intestino pelas suas propriedades nutricionais. Podem conter couve, repolho, brócolis e diversos outros legumes e frutas. As substâncias contidas neles ajudam o fígado a metabolizar e a excretar mais rapidamente as toxinas que não serão utilizadas pelo organismo.

DIETAS DETOX FUNCIONA?

Como qualquer dieta com restrição de calorias, a dieta detox realmente pode ajudar a perder peso. Algumas pessoas também relatam que se sentem mais concentradas e com mais energia durante e após a suposta desintoxicação, atribuindo o bem-estar à eliminação de toxinas. Porém, não é comprovado de que essas dieta realmente eliminam toxinas. Segundo a Mayo Clinic, um dos maiores centros de serviços médicas e pesquisas dos Estados Unidos, o fígado e os rins, que também filtram e eliminam substâncias tóxicas, são bastante eficazes nesse processo.

Também segundo a Mayo Clinic, muitas pessoas se sentem melhor após a dieta detox provavelmente porque eliminam alimentos altamente processados, que contêm apenas gorduras sólidas e açúcar adicionado. O simples fato de evitar esses alimentos de alto teor calórico e baixa nutrição por alguns dias pode explicar a sensação de bem estar.

Porém, a dieta detox não é eficiente para a perda de peso a longo prazo. Para isso, é preciso fazer uma reeducação alimentar, que envolva mudança de hábitos de forma consciente. Além disso, dietas restritivas podem ser perigosas pois, ao riscar diversos alimentos da dieta, corre-se o risco de eliminar nutrientes essenciais. 

Apesar dos benefícios trazidos pelo maior consumo de frutas e vegetais, e menor consumo de alimentos industrializados, a dieta detox pode reduzir a energia para as tarefas do dia a dia, devido à baixa ingestão de carboidratos. Além disso, costuma ser pobre em proteínas, um nutriente essencial para a construção de músculos e tecidos e para o bom funcionamento global do corpo.

Portanto, antes de adotar uma dieta detox, consulte o médico ou nutricionista. Ele poderá indicar o melhor plano de alimentação a seguir e irá avaliar se realmente é preciso ajudar o corpo a eliminar toxinas.

 

Referências:

Ana Cláudia Silva Araújo Freire , Letícia Bezerra de Araújo. Composição nutricional de dietas de detoxificação divulgadas em revistas e em mídia digital não científicas. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Dieta detox funciona?

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Reais benefícios da dieta detox.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Suco Detox.

Mayo Clinic. Detox diets: Do detox diets offer any health benefits?

Web Medical Team. The truth about detox diets.

Cleveland Clinic. Are you planning a cleanse or detox? Read this first.

LEIA MAIS