Intolerância ao glúten: o que é e como diagnosticar

por Equipe Danone Nutricia 08 de outubro de 2020 5 minutes

A intolerância ao glúten causa sintomas como diarreia, náuseas, dores abdominais e constipação

O glúten é uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio, nutrientes encontrados em alimentos como pães, torradas, massas e bolos. Em pessoas intolerantes, o consumo desses quitutes pode causar dor, inchaço abdominal e diarreia.

A intolerância ao glúten ocorre quando o organismo tem dificuldades ou é incapaz de digerir o glúten. Nesses casos, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando os sintomas incômodos.

Intolerância ao glúten X Doença celíaca

É comum confundir e até achar que intolerância o glúten e doença celíaca são sinônimos. Mas não são. A intolerância ao glúten não é uma doença, mas uma condição merece atenção e tratamento, uma vez que prejudica a qualidade de vida do indivíduo e pode trazer prejuízos nutricionais.

Já a doença celíaca é uma condição mais grave. Ela ocorre quando o contato do intestino com o glúten causa uma reação do sistema imunológico. Segundo o Ministério da Saúde, em alguns casos, até o contato com utensílios que possuem resquícios de glúten pode afetar o doente.

A doença celíaca é, portanto, uma doença autoimune desenvolvida por pacientes com genes específicos (HLA-DQ2 e DQ8). A intolerância ao glúten, por outro lado, costuma ser mais moderada (o grau varia de pessoa para pessoa) e não se sabe ao certo quais são as causas, mas fatores genéticos podem estar envolvidos. Apesar dos sintomas desconfortáveis, não há comprometimento do sistema imune.

sintomas e diagnósticos da intolerância ao glúten

Os sintomas da intolerância ao glúten podem aparecer em qualquer fase da vida, inclusive na infância. São eles:

● Inchaço

● Diarréia

● Náuseas

● Dores abdominais

● Sentimento geral de desconforto

● Constipação

● Fezes com odores fortes

● Dores de cabeça

● Ansiedade

● Erupções cutâneas

● Palidez

● Dores musculares

Devido aos sintomas incômodos, a intolerância ao glúten pode prejudicar bastante a qualidade de vida do indivíduo, além de provocar perda de peso e anemia quando os sintomas forem mais graves ou o tratamento não for adotado.

O diagnóstico da intolerância ao glúten é feito pelos sintomas, histórico clínico e exames complementares de sangue, fezes e urina. Outra forma de diagnosticar a intolerância ao glúten -- uma das mais adotadas -- é fazer uma dieta de exclusão, deixando de consumir todos os alimentos que o contêm e observando se os sintomas melhoram.

O GLÚTEN fora de moda

De acordo com a Academia Americana de Asma e Imunologia, a conscientização sobre a doença celíaca e as intolerâncias causadas no organismo contribuíram para um mercado de 2,6 bilhões de dólares em produtos sem glúten. Mas o mercado também foi aquecido pela adoção de dietas sem glúten que prometem emagrecimento, melhor saúde e bem-estar. A prevalência da doença celíaca é de aproximadamente 1.4% no mundo, de acordo um estudo publicado em 2018 no jornal Clinical Gastroenterology and Hepatology. Em relação à intolerância ao glúten, no entanto, os dados não são tão claros.

No entanto, também segundo a Fenalcebra, o número de pessoas que consomem uma dieta sem glúten é muito mais alto do que o de pessoas celíacas. A Federação acredita que além dos intolerantes ao glúten, que precisam cortar a proteína da alimentação para controlar os sintomas, há quem prefira simplesmente eliminá-lo da dieta.

Mas será que uma dieta sem glúten realmente faz tão bem assim para a saúde? Não há evidências científicas que corroborem a ideia. Porém, se você tem os sintomas de intolerância

e desconfia que possam estar relacionados ao glúten, procure o médico. O profissional de saúde irá recomendar o tratamento adequado para a sua situação.

Referências:

American Academy of Allergy, Ashtma & Immunology - Gluten Intolerance Definition

American Academy of Allergy, Ashma & Immunology - Celiac disease, Non-celiac gluten sensitivity, and food allergy: how are they different

Web Medical Team. Going Gluten-Free Ministério da Saúde - Doença Celíaca

Medical News Today - What is gluten intolerance?

Healthline - The 14 Most Common Signs of Gluten Intolerance

Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil - Sensibilidade ao glúten na ausência de doença celíaca Singh P, Arora A, Strand TA, et al. Global Prevalence of Celiac Disease: Systematic Review and Meta-analysis. Clin Gastroenterol Hepatol. 2018;16(6):823‐836.e2. doi:10.1016/j.cgh.2017.06.037

LEIA MAIS