Mindful eating: benefícios para a saúde e controle do peso

Mindful eating: benefícios para a saúde e controle do peso

por Equipe Danone Nutricia 22 de novembro de 2021 5 minutes

Veja como praticar o mindful eating a cada refeição, para comer com atenção e trazer equilíbrio para corpo e mente

Quantas vezes por semana você come correndo e engole a comida sem se atentar ao sabor, à textura e ao cheiro do alimento? Não comer com atenção atrapalha a harmonia entre corpo e mente, provocando estresse e desconforto. O mindful eating é a prática que pretende trazer mais equilíbrio para o momento da refeição.

O nutricionista esportivo João Motarelli, criador do curso “Mindful Eating - Comer com atenção plena”, explica em seu site que a prática pode trazer mais qualidade de vida, evitar o descontrole alimentar e contribuir para a manutenção do peso adequado.

Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira (55,7%) está acima do peso. O sobrepeso e especialmente a obesidade podem aumentar os riscos de apresentar doenças crônicas do coração, diabetes e até mesmo certos tipos de câncer.

Ao aportar consciência para o momento da refeição, o mindful eating evita comportamentos pouco saudáveis. Ao nos alimentarmos sem atenção, mastigamos menos e engolimos pedaços maiores, o que prejudica todo o processo de digestão, que começa pela boca.

Engolir sem mastigar direito provoca uma digestão mais lenta, o que exige mais energia do corpo. Por consequência, nos sentimos mais cansados. A mastigação correta, por sua vez,  beneficia a saúde dos dentes, o tônus muscular da boca e da língua, e previne alterações nas arcadas dentárias, que podem causar dores crônicas de cabeça.

Viu, só? Ao comer de forma apressada e desatenta, você estará prejudicando a sua saúde, digestão e ainda ficará mais cansado para realizar as tarefas do dia, como trabalhar ou até dormir em paz.

O que é mindful eating

O mindfulness é um conhecimento milenar cujo objetivo é justamente permitir a “atenção plena” no momento presente, um estado mental alcançado por práticas meditativas. Tais práticas podem ser aplicadas no momento da alimentação, ao observar pensamentos, emoções, sensações de fome e saciedade. 

Segundo publicação científica da Associação Americana de Diabetes, o mindful eating tem pouco a ver com contar calorias, carboidratos, gorduras e proteínas. Seu propósito final tampouco é perder peso, ainda que contribua para a manutenção do peso adequado e prevenção de doenças relacionadas à obesidade. Seu objetivo é ajudar a saborear o momento e a comida e estimular sua presença plena para uma melhor experiência alimentar.

Enquanto dietas se concentram em regras alimentares, como o que e quanto comer, o mindful eating não é um comportamento orientado para resultados, mas baseado na experiência e no momento presente. O objetivo é valorizar a experiência com consciência. 

 

Como praticar o mindful eating

Para praticar o mindful eating, você pode, em primeiro, lugar se familiarizar com os conceitos do mindfulness e da meditação. Também é possível fazer cursos ou procurar o auxílio dos profissionais. No entanto, alguns passos podem te ajudar a comer com mais atenção, a aprimorar a sua relação com a comida e a melhorar seus hábitos alimentares:

  • Coma mais devagar e não apresse as refeições
  • Mastigue bem
  • Elimine distrações, como televisão, computador e telefone
  • Coma em silêncio
  • Concentre-se em como a comida faz você se sentir
  • Pare de comer quando se sentir satisfeito
  • Pergunte a você mesmo por que está comendo, se realmente está com fome e se a comida que escolheu te agrada e é saudável
  • Preste atenção às cores, cheiros, texturas e sabores de cada alimento

O mindful eating é uma boa prática para adotar em todas as refeições, que devem ser um momento tranquilo e saudável. Bom apetite!

 

Referências:

Ministério da Saúde. Brasileiros atingem maior índice de obesidade nos últimos treze anos. Disponível em: http://bibliosus.saude.gov.br/index.php/artigos/14-noticias/235-brasileiros-atingem-maior-indice-de-obesidade-nos-ultimos-treze-anos

Nelson JB. Mindful Eating: The Art of Presence While You Eat. Diabetes Spectr. 2017;30(3):171-174. doi:10.2337/ds17-0015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5556586/

Healthline. Mindful Eating 101 - A Beginner’s Guide. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/mindful-eating-guide#what-it-is

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