Por que comer sempre no mesmo horário é importante

por Equipe Danone Nutricia 6 de janeiro de 2021 5 minutes

Ter horários estabelecidos para comer pode aprimorar o metabolismo, a digestão e até mesmo a manutenção do peso

A frase “ser saudável não é só sobre o que se come, mas também sobre quando você come” traz uma mensagem simples. O ciclo circadiano, ou seja, o ritmo biológico do corpo, também deve ser levado em consideração na hora de planejar as refeições do dia.

Assim como ir dormir sempre no mesmo horário aprimora a qualidade do sono, fazer as refeições em momentos estabelecidos do dia pode apoiar a digestão e a qualidade geral da alimentação.

O corpo regula suas atividades graças a um relógio interno que controla os processos de vigília e sono, o chamado ciclo circadiano. Além de controlar os horários de sono, ele regula outros hábitos que adotamos no dia a dia. É por isso que, em geral, sentimos sono e fome mais ou menos nos mesmos horários diariamente.

Quando as refeições não são realizadas em horários consistentes todos os dias, o estômago pode trabalhar mais do que deveria, provocando inchaço e indigestão. Por outro lado, comer em momentos pré-estabelecidos permite uma digestão adequada, o que traz sensação de conforto, mais disposição e melhor absorção dos nutrientes ingeridos com a comida.

hora certa para comer: impactos no metabolismo

Segundo um estudo publicado em 2017 no American Journal of Physiology, Endocrinology and Metabolism, o ciclo circadiano afeta processos como a secreção de hormônios e o metabolismo do corpo.

Quando os hábitos alimentares estão adaptados ao ciclo circadiano do corpo, o metabolismo funciona melhor, o que impacta a transformação dos alimentos em energia e até mesmo a manutenção do peso.

Por isso, pacientes que estão em reeducação alimentar costumam ter horários estabelecidos para as refeições. Idealmente, deve-se realizar refeições a cada três ou quatro horas, para que o corpo tenha tempo de digerir os alimentos entre elas e para evitar comer compulsivamente.

Quando organizar as refeições ao longo do dia

O horário apropriado para as refeições depende da sua rotina e também da hora em que acorda e vai dormir. Idealmente, o café da manhã deve ser ser consumido em até uma hora depois de acordar, para dar energia ao corpo e começar o dia com disposição.

O almoço pode ser consumido cerca de quatro a cinco horas após o café da manhã, e o jantar, por volta de três horas antes de deitar. Comer logo antes de ir para a cama pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que pode prejudicar a qualidade do sono. A última refeição do dia também deve ser a mais leve, contendo proteínas, carboidratos de boa qualidade, frutas e vegetais.

Entre as principais refeições do dia, é apropriado fazer pequenos lanches leves e saudáveis, como frutas e castanhas, para dar energia e evitar sentir muita fome na hora do almoço ou do jantar.

 

Referências:

Centers for Disease Control and Prevention. Planning Meals.

Jiang P, Turek FW. Timing of meals: when is as critical as what and how much. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2017;312(5):E369-E380.

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