Qualidade da dieta pode ser mais importante do que contar calorias

por Equipe Danone Nutricia 09 de novembro de 2020 5 minutes

uma dieta de qualidade, que inclua alimentos nutritivos, pode ser melhor solução para uma vida longa e saudável.

Contar calorias, ingerir mais proteínas e menos carboidratos são algumas das medidas populares quando se fala em alimentação adequada e controle de peso. Mas segundo um estudo publicado em janeiro deste ano, adotar uma dieta de qualidade, que inclua alimentos nutritivos, pode ser melhor solução para uma vida longa e saudável.

De acordo com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, à medida que as pesquisas sobre alimentação se tornam mais precisas, evidências mostram que a qualidade dos alimentos é tão importante quanto a quantidade de calorias a consumir, principalmente quando o objetivo é manter o peso ideal e evitar condições de saúde. 

mais qualidade, menos quantidade

O estudo, publicado neste ano de 2020, foi feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, em parceria com estudiosos da Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia, na China, e da Escola de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos. Eles acompanharam as mortes por todas as causas entre 37.233 adultos em um período de 15 anos. Também incluiu dados sobre as dietas de pessoas que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA. 

As dietas foram classificadas com base em seus tipos específicos de gorduras, proteínas e carboidratos. Os pesquisadores também avaliaram se os participantes seguiam uma alimentação com pouco carboidrato ou gordura, assim como a qualidade dos alimentos que ingeriam.

Os pesquisadores descobriram que mais mortes prematuras ocorreram entre os participantes que consumiram alimentos de baixa qualidade. As conclusões foram as seguintes;

  • Apenas consumir dietas com menos carboidratos ou menos gorduras não foi associado a uma redução na mortalidade;

  • Consumir dietas com carboidratos pouco saudáveis e gorduras pouco saudáveis foi associado com maior mortalidade. Por outro lado, consumir dietas com poucos carboidratos e gorduras, mas escolhendo alimentos saudáveis, foi associado com menor taxa de mortalidade.

    Portanto, os resultados sugerem que a qualidade dos carboidratos e gorduras consumidos importa mais do que a quantidade.

contar calorias de qualidade

Se você precisa perder peso ou reduzir o consumo de carboidratos e gorduras, sob recomendação médica, é importante ir além de contar calorias. Considerar a fonte e qualidade do alimento pode ser mais eficiente. 

Alimentos de alta qualidade incluem os não refinados e minimamente processados. Ou seja, quanto mais naturais, melhor. Legumes, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis (azeite, peixes ricos em ômega 3, abacate, linhaça, chia, chocolate amargo, manteiga de amendoim) e fontes saudáveis de proteínas (carnes magras, soja) fazem parte dessa lista. 

Portanto, consumir alimentos de qualidade, na quantidade adequada e de acordo com as as necessidades pessoais específicas, pode ser parte da fórmula para a longevidade com saúde.

Referências:

Shan Z, Guo Y, Hu FB, Liu L, Qi Q. Association of Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets With Mortality Among US Adults [published online ahead of print, 2020 Jan 21]. JAMA Intern Med. 2020;180(4):513-523. doi:10.1001/jamainternmed.2019.6980

 

Harvard School of Public Health. The Best Diet: Quality Counts.

Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Diet quality counts more than type of diet.

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