Retenção de líquidos: alimentos e dicas que ajudam a desinchar

por Equipe Danone Nutricia 6 de janeiro de 2021 5 minutes

Evitar alimentos ultraprocessados e privilegiar os naturais – como mamão, melancia e pepino – são boas dicas para evitar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um mal que atinge sobretudo as mulheres. Apesar de não ser muito grave, o inchaço é incômodo. Muitas vezes, o uso de calças ou meias apertadas pode incomodar, principalmente após um longo dia de trabalho.

A retenção de líquidos ocorre quando o corpo não consegue eliminar fluidos em excesso, que acabam se acumulando em tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen, causando inchaço. Segundo o Ministério da Saúde, isso ocorre sobretudo pela ingestão de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote. Beber pouca água e consumir álcool também contribuem para o quadro.

Mas a retenção de líquido também pode indicar problemas no organismo. O inchaço nas pernas e ao redor dos olhos, por exemplo, pode ser sintoma de doença nos rins, enquanto a retenção de líquido nas pernas , barriga e pulmões pode indicar doença cardíaca.

Além do inchaço, a retenção de líquidos pode causar desconforto intestinal, dores corporais, estresse e agravamento de celulite, quando associado a alterações hormonais. Tais alterações também explicam por que mulheres costumam reter mais líquidos do que homens.

alimentos para evitar retenção de líquidos e desinchar

1 - Evite alimentos ultraprocessados e ricos em sódio

Se você sofre com a retenção de líquidos, o primeiro passo é evitar o consumo excessivo dos alimentos que a provocam, principalmente os ultraprocessados e ricos em sódio, açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods.

2 - Hidrate-se

Beber bastante água é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.

3 - Consuma alimentos naturais

Segundo o Ministério da Saúde, o consumo de frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas (vegetais como soja, castanhas, pistache e gergelim) contribui para combater a retenção de líquidos, pois esses alimentos possuem substâncias antioxidantes e desintoxicantes.

Melancia, melão, abacaxi, pepino e manjericão também possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos. Já a cenoura ajuda na eliminação de resíduos.

4 - Consuma fibras

As fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir a retenção de líquidos. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta para evitar a prevenir o inchaço indesejado.

5 - Consuma cereais integrais

Pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo e arroz integral são cereais integrais que colaboram para o bom funcionamento do intestino e também ajudam a desinchar.

6 - Consuma chás diuréticos

Chá de boldo, chá de hibisco e chá verde têm ação diurética e ajudam a eliminar líquidos e, portanto, a evitar o inchaço.

 

Referências:

Saúde Brasil - Ministério da Saúde. Mais alimentos in natura, menos retenção de líquidos.

CUF Portugal. Retenção de líquidos: como minimizar os efeitos.

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