Vitamina B: impacto na função cerebral, metabolismo e prevenção de infecções

por Equipe Danone Nutricia 05 de fevereiro de 2021 5 minutes

As vitaminas do complexo B são essenciais para diversas funções do organismo e são obtidas por meio de uma alimentação balanceada

A alimentação balanceada e diversa é fundamental para garantir bons níveis de vitaminas do complexo B, grupo fundamental para as funções básicas do organismo.

As vitaminas B9 e B12, por exemplo, são famosas pela sua relação com o ácido fólico, recomendada para mulheres gestantes por seu papel indispensável no desenvolvimento embrionário. Mas todas as vitaminas desempenham uma função vital na manutenção da boa saúde e bem-estar. 

Funcionando como blocos de construção de um corpo saudável, as vitaminas do complexo B têm impacto direto nos níveis de energia, função cerebral, metabolismo celular e prevenção de infecções. Veja, abaixo, o papel de cada uma delas no organismo:

vitamina B1

A vitamina B1, chamada tiamina, é responsável pelo metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas obtidos pela alimentação e pela estimulação de nervos periféricos. Nervos periféricos são aqueles que conectam a cabeça, a face, os olhos, o nariz, os músculos e os ouvidos ao cérebro, assim como os que conectam a medula espinhal ao resto do corpo.

A deficiência de vitamina B1 pode provocar o beribéri, doença que provoca sintomas como insônia, nervosismo, irritação, fadiga, perda de apetite, baixa energia e, em casos mais sérios, falta de ar, inchaço e formigamento nas pernas e braços, insuficiência cardíaca e até a morte.

A vitamina B1 é encontrada em diversos alimentos de fonte animal e vegetal, como carnes, vísceras (especialmente fígado, coração e rins), gema de ovo e grãos integrais.

vitamina B2

A vitamina B2 é a riboflavina, fundamental para a formação das células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para o tecido e pela retirada de gás carbônico, eliminado pelos pulmões. Durante a gestação e a amamentação, é preciso prestar ainda mais atenção ao seu consumo. O nutriente pode ser encontrado em derivados do leite, folhas verdes e vísceras. 

VITAMINA B3

 

Assim como a vitamina B1, a vitamina B3 participa do metabolismo de carboidratos e proteínas. O nutriente também participa da síntese de gorduras e da respiração. Sua deficiência geralmente está associada a problemas intestinais, como inflamação das mucosas, o que provoca diarreia.

As principais fontes de vitamina B3 são carnes magras, peixes, aves, amendoins e leguminosas.

VITAMINA B6

A vitamina B6 participa do metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras e é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da função cognitiva. Sua deficiência é rara, pois é encontrada com abundância em diversos alimentos, como carnes, peixes, legumes, leguminosas, castanhas e nozes.

Quando ocorre deficiência, está relacionada à má absorção do nutriente, geralmente por consumo exagerado de álcool, tabagismo ou fatores genéticos. 

VITAMINA B9

A vitamina B9 é a forma sintética do ácido fólico, cujo principal papel é metabolizar aminoácidos e sintetizar DNA, fundamental para o desenvolvimento embrionário. O nutriente é encontrado em vísceras, feijão e vegetais de folha verde escura, como espinafre e brócolis. Geralmente, gestantes tomam um suplemento de vitamina B9, recomendado pelo médico, para garantir a ingestão adequada. 

VITAMINA B12

A vitamina B12 está associada à absorção de ácido fólico pelo organismo, mas seu papel não termina aí. Ela também é essencial para o funcionamento do metabolismo das células, especialmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso.

A vitamina B12 fica armazenada nos rins e é liberada quando necessário. Quando há deficiência no organismo, pode ocorrer anemia e alterações neurológicas. Os alimentos ricos em vitamina B12 são laticínios, carnes, peixe e ovo. 

 

 

Referências: 

Ministério da Saúde. As vitaminas B1, B2 e B3 são essenciais para o organismo humano e podem evitar doenças. Disponível em:

http://www.blog.saude.gov.br/34284-vitaminas-as-vitaminas-b1-b2-e-b3-sao-essenciais-para-o-organismo-humano-e-podem-evitar-doencas.html#:~:text=08%2F14%2018h25-,Vitaminas%20%7C%20As%20vitaminas%20B1%2C%20B2%20e%20B3%20s%C3%A3o%20essenciais%20para,importantes%20fun%C3%A7%C3%B5es%20no%20processo%20metab%C3%B3lico.

 

Ministério da Saúde. Parte do Complexo B, as vitaminas B6, B9 e B12 possuem papeis importantes para o metabolismo. Disponível em:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34285-vitaminas-parte-do-complexo-b-as-vitaminas-b6-b9-e-b12-possuem-papeis-importantes-para-o-metabolismo

Healthline. Why Is Vitamin B Complex Important, and Where Do I Get It? Disponível em:

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/vitamin-b-complex

 

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