5 dicas rápidas para relaxar

por Equipe Danone Nutricia 19 de abril de 2021 5 minutes

Meditar, escrever ou programar um spa caseiro são dicas para relaxar ao longo do dia

Após um dia estressante e cansativo, nada como relaxar para recarregar as energias e ter mais disposição na manhã seguinte. Mas nem todo mundo consegue se desligar dos problemas e de fato soltar o corpo. 

Técnicas de relaxamento podem ajudar a relaxar, nem que seja por 15 minutos. Esse período de descanso é fundamental para que o corpo continue funcionando como deveria e para manter a saúde mental em dia. Veja quais são elas:

dicas para relaxar

1 - Medite

Meditar não é uma prática intuitiva para todas as pessoas. Algumas podem ter dificuldades para se concentrar e acalmar os pensamentos. O segredo para relaxar por meio da meditação é praticar diariamente por alguns minutos. 

Para isso, sente-se em uma cadeira com a coluna reta e coloque os dois pés no chão. Você também pode se sentar direto no chão, com as pernas cruzadas. Se tiver dificuldades para manter o foco no início, foque-se na respiração.

Respirar profundamente com os olhos fechados, em um local calmo, já tem potencial para trazer relaxamento, melhorar o seu dia ou te fazer dormir melhor. Você também pode tentar caminhar meditando. 

2 - Tenha contato com a natureza

Forma simples de relaxar é passar um tempo em contato com a natureza, seja em uma praça bem arborizada ou no quintal de casa. Sente-se e aprecie o som dos pássaros, o barulho do vento nas árvores e, se possível, coloque os pés descalços na grama. 

3 - Pratique exercícios

A prática de exercícios pode parecer o oposto de relaxamento, mas um bom treino pode fazer você se sentir mais relaxado. A atividade física é uma forma de liberar o estresse e a tensão, além de liberar endorfinas que fazem relaxar, dormir bem e se sentir melhor. 

Algumas atividades físicas, como yoga e tai chi chuan, não envolvem tanto gasto de energia, mas também podem ajudar a relaxar pelas próprias técnicas que empregam, como exercícios de respiração e concentração.

4 - Escreva

No final do dia, se estiver com a cabeça cheia, transfira todos os seus pensamentos para o papel. Você pode fazer listas expressando a sua gratidão pelo que ocorreu no dia, ou simplesmente escrever livremente sobre seus sentimentos. Outra ideia é listar as tarefas para o dia seguinte, o que pode trazer sensação de organização e ajudar a se desligar do trabalho e da rotina.

5 - Adote uma rotina de cuidados

Rituais de cuidados são relaxantes e fazem bem tanto ao corpo, quanto à autoestima e à mente. Veja algumas ideias:

  • Tome um banho quente e relaxante

  • Faça refeições mais longas, saudáveis e elaboradas

  • Faça uma limpeza de pele e use produtos naturais que ajudem a purificar e relaxar a pele

  • Relaxe em ambientes aromatizados com velas e incensos e pouca iluminação

  • Faça um suco saudável e nutritivo e beba enquanto relaxa no sofá lendo um livro

    Lembre-se de se desconectar do celular enquanto estiver aplicando as suas técnicas de relaxamento. O momento de relaxar deve ser só seu, livre de tarefas e problemas. 

 

Referências:

Web Medical Team. 10 Relaxation Techniques That Zap Stress Fast.

Universidade Federal Fluminense. Dicas de atividades para relaxar o corpo e a mente.

Healthline. How to Relax: Tips for Chilling Out.

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