Acupuntura é prática integrativa para bem-estar e tratamento de doenças

Acupuntura é prática integrativa para bem-estar e tratamento de doenças

por Equipe Danone Nutricia 23 de setembro de 2021 5 minutes

A acupuntura é uma prática da Medicina Tradicional Chinesa que pode promover a saúde, o bem-estar geral e ajudar a controlar o estresse

A acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas na pele em pontos estratégicos do corpo com vistas a promover a saúde, o bem-estar geral e até mesmo ajudar a controlar o estresse.

A inserção de pequenas agulhas no corpo estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. O contato gera uma “mensagem” que segue pelos nervos periféricos até a medula e o cérebro. Aí, provoca a liberação de neurotransmissores, que desencadeiam uma série de efeitos importantes no corpo.

 

Os benefícios da acupuntura

Segundo o Conselho Médico Brasileiro de Acupuntura, a prática pode desencadear:

  • Efeitos analgésicos
  • Efeitos anti-inflamatórios
  • Relaxar os músculos
  • Equilibrar as emoções
  • Modular o sistema endócrino, o conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios
  • Modular o sistema imunológico, responsável por defender o corpo contra invasores e recuperá-lo no caso de infecções

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa – suas práticas milenares pretendem restaurar, promover e equilibrar as funções energéticas dos tecidos e órgãos, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a imunidade e trazendo bem-estar físico e mental.

As práticas da Medicina Tradicional Chinesa começaram a se popularizar no Ocidente a partir da década de 1970 e, no Brasil, integram as recomendações do Sistema Único de Saúde.



Qual sensação a acupuntura provoca?

Você já conhece os benefícios da acupuntura, mas provavelmente ainda está curioso sobre qual a sensação que a prática provoca na pele. Será que é desagradável? E será que é segura?

A acupuntura é feita com agulhas finas como um fio de cabelo. A sensação provocada costuma ser uma dor ou pressão mínima, mas nada de fato doloroso ou desagradável. Alguns profissionais podem aquecer as agulhas o que provoca uma leve corrente elétrica no corpo, fazendo a pessoa se sentir energizada ou até mesmo relaxada.

 

Quem pode receber acupuntura?

A Organização Mundial da Saúde preparou uma longa lista de doenças que podem ser tratadas pela acupuntura enquanto prática integrativa e multidisciplinar, como enxaqueca, gripe, rinite, bronquite, asma, dores, paralisias, sensibilidades e problemas de visão. Assim, qualquer pessoa pode receber acupuntura, de acordo com as recomendações médicas.

Como integrante da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura atua especialmente no reequilíbrio do corpo e mente, para que fiquem em harmonia, promovendo assim melhor saúde e bem-estar. Os profissionais que aplicam a acupuntura são médicos especializados na prática. Sempre procure por profissionais sérios e de confiança.

 

Referências:

Conselho Médico Brasileiro de Acupuntura. Acupuntura o que você precisa saber. Disponível em:

https://cmba.org.br/acupuntura-o-que-voce-precisa-saber/#as-agulhas-podem-transmitir-doencas

Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Medicina Tradicional Chinesa. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/politica_nacional_praticas_sus_chinesa_folder.pdf

Souza LA, Barros NF, Pigari JO. Acupuntura no Sistema Único de Saúde – uma análise nos diferentes instrumentos de gestão. Ciência & Saúde Coletiva, 22(1):301-310, 2017. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/csc/v22n1/1413-8123-csc-22-01-0301.pdf

Conselho Regional de Farmácia. Acupuntura - Medicina Tradicional Chinesa. Disponível em:

http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/acupuntura.pdf

Cintra MER, Figueiredo R. Acupuncture and health promotion: possibilities in public health services. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.14, n.32, p.139-54, jan./mar. 2010. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/icse/v14n32/12.pdf

British Acupuncture Council. WHO list of conditions. Disponível em:

https://www.acupuncture.org.uk/public-content/public-traditional-acupuncture/4026-who-list-of-conditions.html