6 aplicativos para cuidar da saúde mental

6 aplicativos para cuidar da saúde mental

por Equipe Danone Nutricia 03 de dezembro de 2021 5 minutos

Aplicativos para a saúde mental ajudam a meditar, a praticar yoga e a adotar bons hábitos, como o registro de pensamentos

Não faltam recursos para cuidar do bem-estar emocional nos dias de hoje, e muitos deles estão na tela do seu celular. Aplicativos para a saúde mental ajudam a meditar, a praticar yoga e a adotar bons hábitos importantes para estar de bem com a vida, como registrar pensamentos e escutar músicas e histórias que relaxam.

 

Aplicativos para saúde mental

Os aplicativos abaixo oferecem diversas estratégias para cuidar da saúde mental. Todos estão disponíveis para iOS e Android:

1. Calm

O Calm é um famoso aplicativo para meditar e dormir que possui milhões de usuários no mundo todo. Disponível para iOS e Android, oferece meditações guiadas, histórias para dormir, programas de respiração e músicas relaxantes recomendados por profissionais de psicologia, terapeutas e especialistas em saúde mental.

O objetivo do aplicativo é ajudar a atingir a atenção plena, um estado meditativo de consciência que ajuda a lidar com a ansiedade, a equilibrar as emoções e a viver com serenidade. Os recursos são propostos tanto para usuários iniciantes quanto intermediários e avançados.

2 - Happify

O Happify é um aplicativo para “lidar com o estresse, pensamentos negativos e desenvolver a resiliência” por meio de jogos e atividades. Eles são formulados com base na psicologia positiva, na consciência plena e na terapia cognitivo-comportamental.

Os usuários têm acesso a uma série de jogos, ferramentas e artigos científicos que ajudam a trilhar caminhos para o crescimento pessoal, meditação, relacionamentos, saúde e bem-estar. É possível utilizar o aplicativo individualmente ou interagir com outros usuários.

3 - Cogni

O Cogni é um aplicativo no qual o usuário pode anotar registros de pensamento, uma estratégia muito utilizada na terapia cognitivo-comportamental. A interface é bastante simples, assim como o processo: assim que sentir uma emoção marcante, deve anotar os pensamentos e ações tomadas em decorrência dessa emoção.

Com o tempo, o histórico revela padrões de comportamento que podem ser trabalhados durante sessões de terapia.

4 - Headspace

O Headspace é mais um aplicativo de meditação guiada e mindfulness. Ele oferece uma série de exercícios de respiração e meditação para controlar o estresse e relaxar ao longo do dia.

Os exercícios estão disponíveis para usuários com todos os níveis e para diferentes fins, como cuidar da saúde mental, ser mais produtivo no trabalho e melhorar o desempenho nas atividades físicas.

5 - Yoga Down Dog

O Yoga Down Dog é um aplicativo que oferece aulas de yoga, meditação e treinos hiit, séries de exercícios intensos que podem ser realizadas em curtos períodos de tempo. Para instruir os usuários, há vídeos de aulas gravadas com instruções específicas.

O usuário pode escolher o tipo de treino, a duração e quais partes do corpo quer trabalhar a cada dia.

6 - Rootd

O Rootd é um aplicativo voltado para quem tem crises de pânico e ansiedade. Toda vez que o usuário estiver experienciando os sintomas, basta apertar um botão para receber instruções, como exercícios de respiração guiada, meditação ou músicas e sons reconfortantes.

O aplicativo também traz conteúdo sobre o que é ansiedade e síndrome do pânico, gatilhos emocionais e como lidar com eles.

Ter esses aplicativos à mão é uma das estratégias para a melhor saúde mental, mas não deixe de consultar um profissional de saúde quando necessário. Existem diversos tipos de terapia e outras estratégias, como a prática de exercícios, que também são fundamentais para viver melhor.

 

Referências:

World Health Organization. What is the UN Decade of Healthy Ageing? Disponível em: https://www.who.int/initiatives/decade-of-healthy-ageing

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