Caminhada e yoga ajudam a aprimorar a digestão

por Equipe Danone Nutricia 16 de dezembro de 2020 5 minutes

EA prática de atividades físicas aprimora o funcionamento do intestino, responsável pela digestão e imunidade.

Hábitos além da alimentação influenciam a saúde e o funcionamento do sistema digestivo. Para quem tem má digestão, manter-se ativo e praticar exercícios pode ser benéfico. 

Além de digerir alimentos, o sistema digestivo elimina toxinas e absorve os nutrientes e a energia que o corpo precisa para funcionar. Além disso, cerca de 70% do sistema imunológico do corpo fica localizado neste órgão. Portanto, se a saúde intestinal está comprometida, o mesmo ocorre com a imunidade, fundamental para a prevenir e combater doenças.

A saúde intestinal também é importante para o nosso bem-estar. A má digestão, que pode provocar azia, constipação ou diarreia, é extremamente incômoda. Por isso, adotar hábitos que ajudam o intestino a funcionar corretamente faz bem para a saúde e o humor.

 

Como a atividade física ajuda a digestão? 

Movimentar-se ajuda o intestino a trabalhar, pois aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos do sistema digestivo, “massageando” os alimentos ao longo do trata digestivo. Esse processo é conhecido como peristaltismo e, quando nos exercitamos, os músculos trabalham com mais rapidez e eficácia. 

A prática de exercícios também aprimora a flora intestinal, promovendo o equilíbrio das bactérias boas no intestino. Elas evitam o crescimento de bactérias nocivas e ajudam o corpo a digerir e absorver os alimentos, além de participar da imunidade.

como praticar atividades físicas para melhorar a digestão

Caminhar é um exercício simples e efetivo quando o assunto é melhorar a saúde digestiva. A caminhada rápida, por cerca de 30 ou 40 minutos diários, aprimora o metabolismo. Ao estimular o potencial de contração do intestino, incentiva a digestão e facilita a passagem das fezes pelo cólon.

Andar de bicicleta também é um exercício agradável e bastante eficaz para o funcionamento do sistema digestivo, além de ajudar a reduzir a gordura localizada na região da barriga. 

Quaisquer exercícios que fortaleçam o abdômen, como o próprio abdominal e todas as suas variações, são importantes para o funcionamento do sistema digestivo. Os músculos centrais e os músculos do abdômen fortalecem a evacuação e os intestinos delgado e grosso, além de prevenir gases e inchaço. 

Por fim, yoga e exercícios de respiração são boas práticas para manter o bom funcionamento do seu intestino. Diversas posturas do yoga ajudam a relaxar e a alongar os músculos abdominais, e evitam problemas como inchaço e acidez. A longo prazo, ajudam a reduzir o estresse, outro fator que causa problemas digestivos.

A yoga também trabalha a respiração, que pode ajudar a reduzir problemas como azia e inchaço. Mesmo quem não faz a prática pode realizar os exercícios de respiração: basta se sentar ereto e respirar lenta e profundamente, para dentro e para fora, usando os músculos da barriga. A atividade também ajuda a relaxar e a controlar os níveis de estresse. 

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Referências:

Ministério da Saúde. Alimentação dá mais disposição e diminui cansaço.

Axa PPP Healthcare. Exercises to improve digestion.

NDTV. These Simple Exercises Can Improve Your Digestive Health And Melt Your Belly Fat Quickly!

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