Emoções a flor da pele

Emoções à flor da pele: o que são dores emocionais

por Equipe Danone Nutricia 23 de novembro de 2021 5 minutos

Dores de cabeça, tensão nos ombros e sensação de queimação na boca do estômago são sensações que podem estar relacionadas ao emocional

Quem já sofreu por um amor perdido sabe. E o cantor imortalizou na letra da música popular que diz que "um joelho ralado dói bem menos que um coração partido". Pois é! A dor provocada pelas emoções pode ir além do choro e provocar dor física.

Isso acontece porque nosso organismo envia sinais quando algo não vai bem. No caso de infecção por agentes estranhos, a temperatura pode subir, provocando a febre. Quando comemos algo estragado, a resposta é um desarranjo intestinal que pode provocar diarréia e vômitos. De maneira similar, quando estamos deprimidos, nervosos, estressados ou tristes, o organismo se manifesta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, todas as emoções têm algum impacto no corpo, pois funcionam como uma interface entre o cérebro e o corpo físico. Corpo e mente estão conectados, e é por isso que o seu coração dispara antes de falar em público ou sente um friozinho no estômago antes de embarcar em uma montanha-russa.

 

Dor emocional existe?

Evidências convincentes sobre a existência da dor emocional têm sido publicadas por cientistas. Emoções podem desencadear processos no cérebro que, por sua vez, provocam sintomas físicos, entre eles a dor.

Para entender se a dor está ou não presente, há uma série de testes que podem ser aplicados, como observar o fluxo sanguíneo para os centros de dor no cérebro por meio de uma ressonância magnética funcional. 

Muitas vezes, as palavras utilizadas para descrever uma dor emocional são as mesmas utilizadas para descrever dores físicas, como “latejante”, “perfurante”, sensação de queimação ou de compressão no peito. 

 

Tipos de dor emocional

A dor emocional pode se manifestar no corpo todo. A tristeza, por exemplo, é uma emoção natural que todo mundo já vivenciou ao menos uma vez na vida. Mas quando se torna crônica, ou seja, não diminui ao longo do tempo, pode se tornar depressão ou outras condições de saúde mental. 

A depressão exige atenção médica e pode provocar dores nas costas e nos músculos, cansaço, dores de cabeça, problemas de visão e problemas digestivos.

Já a tensão nos músculos, dor no peito e respiração curta podem ser causadas pela ansiedade, que libera adrenalina, assim como a raiva e o medo. 

A tensão extrema também pode provocar dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Por fim, nervosismo, ansiedade e estresse podem, ainda, provocar sintomas digestivos, como dor de barriga e sensação de queimação na boca do estômago. 

Procure o médico para entender se as dores que você está sentindo têm origem emocional e como tratá-las.

 

Emoções e baixa imunidade

Além das dores com fundo emocional, as emoções podem provocar problemas de saúde por causa da baixa imunidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estresse, excesso de preocupações, aborrecimentos, traumas, frustrações e dificuldades para dormir prejudicam o equilíbrio do corpo.

Estudos mostram que os neurotransmissores envolvidos nos quadros de estresse, por exemplo, podem inibir as células do sistema imune e derrubar a imunidade, abrindo caminho para que agentes estranhos se instalem e provoquem doenças.

Portanto, se você anda com as emoções à flor da pele, pode ser preciso procurar apoio profissional e outras medidas para lidar com elas e com os possíveis sintomas que estejam se manifestando no seu corpo físico.

 

Referências:

Live Sciences. Why does ‘emotional pain’ hurt? Disponível em: https://www.livescience.com/why-emotional-pain-hurts.html

Biro D. Is there such a thing as psychological pain? And why it matters. Cult Med Psychiatry. 2010;34(4):658-667. doi:10.1007/s11013-010-9190-y. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2952112/

Lumley MA, Cohen JL, Borszcz GS, et al. Pain and emotion: a biopsychosocial review of recent research. J Clin Psychol. 2011;67(9):942-968. doi:10.1002/jclp.20816. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3152687/

Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. 25 doenças que podem ter origens emocionais. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/25-doencas-que-podem-ter-origens-emocionais/

Healthline. 7 Physical Symptoms That Prove Depression Is Not Just ‘In Your Head’. Disponível em: https://www.healthline.com/health/mental-health/physical-symptoms-of-depression#7.-Digestive-problems-or-irregular-bowel-schedules

LEIA MAIS