Hora da pausa

Hora da pausa: como relaxar em poucos minutos

por Equipe Danone Nutricia 03 de dezembro de 2021 5 minutos

Veja 10 dicas para fazer uma pausa dos seus afazeres e recuperar as energias ao longo do dia

Em dias mais corridos, fica difícil encontrar mais do que cinco minutos para relaxar. Mas fazer uma pausa, por mais curta que seja, é importante para evitar quadros crônicos de estresse e repor as energias.

À primeira vista, os benefícios de fazer pequenos intervalos ao longo do dia não são evidentes, mas pesquisas mostram que as pausas podem reduzir ou prevenir o estresse, ajudar a manter o desempenho ao longo do dia e reduzir a necessidade de uma longa recuperação no final por um período mais longo. Estudo publicado em 2016 no Jornal do Trabalho e Psicologia Organizacional da Escandinávia, por exemplo, descobriu que fazer pausas para se desligar brevemente do trabalho aumenta os níveis de energia e diminui a exaustão.

 

Como relaxar em poucos minutos

Veja algumas dicas para tirar uma pausa e relaxar em poucos minutos:

1 - Faça um lanche

Os snacks ao longo do dia podem ser uma fonte de energia importante e ainda completar as nossas necessidades nutricionais quando são saudáveis. Lanchinhos como uma porção de frutas, um punhado de castanha ou palitos de vegetais com hummus de grão de bico são nutritivos e saborosos.

2 - Tome uma bebida refrescante ou que aqueça o corpo

Você também pode fazer uma pausa para tomar uma bebida saudável e que dê energia. Em dias mais quentes, vitaminas de frutas bem geladinhas são opções nutritivas. Em dias mais frios, escolha um chá quentinho. Na hora da pausa, deixe o computador de lado e foque apenas em consumir a bebida que preparou enquanto relaxa um pouco.

3 - Medite

Cinco minutos é tempo mais do que suficiente para meditar. E você nem precisa ter metas muito ambiciosas! Basta se aconchegar em um local tranquilo e fechar os olhos por alguns instantes, mantendo o foco na respiração. Para te ajudar, você pode colocar uma música relaxante, como sons da natureza, ou ouvir uma meditação guiada no YouTube ou com ajuda de aplicativos.

4 - Faça exercícios de respiração

Em vez de meditar, você pode fazer exercícios de respiração que ajudam a relaxar ao longo do dia, como a respiração diafragmática. Para isso, sente-se confortavelmente, com a postura ereta, e coloque uma mão no abdômen, próxima ao umbigo, e a outra na parte superior do peito. Quando você inspirar (puxar o ar), o abdômen deve subir. Quando expirar (soltar o ar), deve descer. Esse processo não irá ocorrer na primeira tentativa, então concentre-se e vá praticando. Se possível, conte até quatro quando estiver inspirando e expirando lentamente.

5 - Massageie suas mãos

Suas mãos trabalham muito ao longo do dia. Elas se mobilizam para digitar no teclado do computador ou celular, cozinhar, lavar a louça, dirigir e assim por diante. Que tal, então, tirar alguns instantes para massageá-las usando um creme bem cheiroso? Use uma mão para massagear toda a extensão da outra, incluindo os pulsos e a ponta dos dedos.

6 - Alongue-se

Alongar é uma excelente forma de recuperar as energias. Boa ideia é fazer uma pequena série de alongamentos do yoga com a ajuda de aplicativos, por exemplo. Mas também basta fazer alongamentos simples, como estender as mãos em direção ao teto e depois tentar encostá-las nas pontas dos pés. Também não é preciso muito espaço para isso. Qualquer cantinho ao lado da sua mesa de trabalho serve.

7 - Coloque as pernas para cima

Se for possível fazer isso no seu local de trabalho, deite-se confortavelmente e estenda as pernas, apoiando-as em uma parede. Colocar as pernas para cima ajuda a relaxar e a tirar um pouco a tensão dos membros.

8 - Dê uma voltinha

Se você trabalha sentado o dia inteiro, é importante esticar as pernas tanto para melhorar o seu humor, quanto para apoiar a sua saúde. Dê uma volta no bairro ou mesmo pelo seu local de trabalho por cinco minutos.

9 - Ouça suas músicas preferidas

Ouvir um pouco de música pode ajudar a relaxar. Desconecte-se do trabalho ou estudos e coloque a sua playlist preferida para tocar. Enquanto escuta, você pode fechar um pouco os olhos ou caminhar um pouco onde estiver.

10 - Jogue um jogo

Para distrair um pouco a cabeça e relaxar, jogue um jogo na sua pausa, como palavras cruzadas ou sudoku. Eles ajudam a exercitar o cérebro e são opções divertidas para quebrar um pouco a rotina.

Diante de tantas opções para relaxar em cinco minutos, você pode testar uma por dia ou até fazer mais de uma pausa. O importante é permitir que seu corpo recupere as energias ao longo de uma jornada intensa de trabalho.

 

Referências:

Korpela K, Kinnunen U, Geurts S, de Bloom J, Sianoja M. Recovery during Lunch Breaks: Testing Long-Term Relations with Energy Levels at Work. Scand J Work Organ Psychol. 2016. Disponível em: https://www.sjwop.com/articles/10.16993/sjwop.13/

Linnemann A, et al. (2015). Music listening as a means of stress reduction in daily life. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0306453015002127?via%3Dihub

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