Pilates ajuda a aliviar dores na coluna e fortalece o corpo

por Equipe Danone Nutricia 16 de dezembro de 2020 5 minutes

O pilates pode ser praticado tanto em estúdios e academias, quanto no consultório de fisioterapeutas

Não é à toa que o pilates entrou na moda há alguns anos, em academias e consultórios de fisioterapeutas. O principal motivo são os benefícios que traz para a postura e a coluna, além de fortalecer o corpo e trazer melhor equilíbrio.

Criado na Alemanha há cerca de 100 anos, o pilates é um método de condicionamento físico, indicado para fortalecer e reabilitar o corpo, assim como promover sensação de bem-estar. Popularizou-se principalmente por que é focado nas necessidades individuais. Portanto, pode ser praticado por qualquer pessoa, desde a infância até a velhice. 

como o pilates funciona

Os exercícios de pilates podem ser realizados em colchonetes, sem equipamentos especiais, ou utilizando aparelhos que oferecem tanto resistência, quanto suporte para realizar os movimentos. 

O pilates pode ser um exercício aeróbico ou não. Requer concentração e foco, pois os movimentos são realizados em intervalos precisos. Além disso, alonga e trabalha todos os principais grupos musculares do corpo de maneira equilibrada. Cada exercício tem um posicionamento, ritmo e padrão respiratórios específicos.

A prática nunca trabalha os músculos até a exaustão. Assim, os alunos não costumam suar muito e não terminam a aula exaustos. O treino consiste em uma variedade de sequência de exercícios que são executados em repetições baixas, geralmente de cinco a 10 vezes, em sessões que podem durar de 45 a 90 minutos.

Apesar de não exaurir, o pilates fortalece o corpo de forma equilibrada, o que pode ser interessante tanto para idosos sedentários quanto para atletas de elite.

os benefícios do pilates

Os principais benefícios da prática são:

  • Melhor flexibilidade

  • Aumento da força e do tônus muscular, principalmente dos músculos abdominais, da parte inferior das costas, quadris e nádegas

  • Desenvolvimento da força muscular

  • Melhor controle dos músculos das costas e dos membros

  • Melhor postura e estabilização da coluna

  • Reabilitação ou prevenção de lesões

  • Melhor coordenação física

  • Melhor equilíbrio 

  • Relaxamento dos ombros, pescoço e parte superior das costas

  • Melhora da capacidade pulmonar e do sistema cardiorrespiratório por meio da respiração profunda

  • Melhor concentração

  • Aumento da consciência corporal

  • Gerenciamento do estresse

  • Relaxamento

Por que o pilates melhora a postura e traz benefícios para a coluna?

Para fazer os exercícios, é preciso manter a coluna alinhada. Esse alinhamento postural é um dos principais objetivos finais da prática. Segundo um estudo publicado em 2016 na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, os benefícios do pilates para a postura são cientificamente comprovados e, além disso, a prática é considerada segura.

Além disso, o pilates costuma ser praticado por pessoas que têm dor nas costas devido a diversas condições crônicas, como hérnia de disco, escoliose, osteoartrite e dor na lombar. Como a prática trabalha a flexibilidade, o equilíbrio e o alinhamento postural, ajuda a lidar com a dor. 

Pessoas que têm dor nas costas provocadas por tensão, estresse ou pela rotina também se beneficiam da prática, tanto pela estabilização da coluna, quanto pelas técnicas utilizadas que melhoram a respiração, relaxam e ajudam a concentração. 

Outro estudo, publicado em 2016 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destaca que no pilates, os músculos são trabalhados duplamente. Ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas sempre dentro dos limites de cada aluno. Assim, promovem força, flexibilidade e resistência. A pesquisa acrescenta que por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna. 

O pilates deve ser praticado sob a supervisão de um instrutor qualificado ou do fisioterapeuta. Além de ser uma atividade física, pode ajudar a lidar com dores crônicas na coluna, ou a evitá-las no futuro. Já pensou em dar uma chance para a prática?

 

 

Referências: 

Santos, NL. Eficácia do fortalecimento através do método pilates na diminuição de dor lombar crônica: Revisão Narrativa. Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Universidade Federal de Minas Gerais. 2016. Disponível em:

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AQFH8Z/1/efic_cia_do_fortalecimento_atrav_s_do_m_todo_pilates_na_diminui__o_de_dor__lombar_cr_nica.pdf

Silva, PHB. Silva, DF. Oliveira, JKS. Oliveira, FB. The effect of the Pilates method on the treatment of chronic low back pain: a clinical, randomized, controlled study. Br J Pain. São Paulo, 2018 jan-mar;1(1):21-8. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/brjp/v1n1/pt_1806-0013-brjp-01-01-0021.pdf

Krawczky, Bruna & Mainenti, Míriam & Pacheco, Antonio. (2016). The impact of pilates exercises on the postural alignment of healthy adults. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. 22. 485-490. 10.1590/1517-869220162206153957. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/312061661_The_impact_of_pilates_exercises_on_the_postural_alignment_of_healthy_adults

National Health Service. A guide to pilates.

Victoria State Government. Pilates and yoga - health benefits. 

LEIA MAIS