Psicólogo e psiquiatra: diferença entre os profissionais de saúde mental

por Equipe Danone Nutricia 05 de fevereiro de 2021 5 minutes

O psicólogo aplica a terapia, enquanto o psiquiatra costuma tratar distúrbios mais graves que exigem o uso de medicamentos

Problemas de saúde mental, desde depressão e ansiedade até condições como a esquizofrenia, devem ser tratados por profissionais. Mas qual especialista procurar, o psicólogo ou psiquiatra?

O psicólogo possui um diploma de ensino superior em psicologia e geralmente usa a terapia para tratar as condições de saúde mental, sem receitar remédios. O profissional pode seguir diversas linhas em seu atendimento, como comportamental e psicanálise, mas sua abordagem nunca inclui medicamentos. Geralmente, ele olha com mais atenção para comportamentos do paciente e como essa pessoa lida com fatos que ocorreram ou acontecem em sua vida.

Psiquiatras são médicos que fazem residência em psiquiatria. Além de conversar com seus pacientes, aplicando a terapia, são qualificados para receitar medicamentos quando necessário. Eles também podem solicitar exames para analisar aspectos químicos e biológicos do cérebro e do organismo.

 

quando procurar o psicólogo ou o psiquiatra

O psicólogo costuma oferecer os cuidados primários em casos de problemas de saúde mental. Problemas como ansiedade e início de depressão podem ser inicialmente tratados com terapia e, muitas vezes, o paciente observa melhora sem precisar tomar remédio. 

O próprio terapeuta pode recomendar que o paciente procure um psiquiatra quando acredita que o quadro exige o uso de medicamentos e a terapia por si só não está provendo toda a ajuda necessária naquele momento. 

Assim, psiquiatras geralmente tratam doenças de saúde mental que requerem tratamento medicamentoso, como transtornos de ansiedade, déficit de atenção, transtorno bipolar, depressão, esquizofrenia e estresse pós-traumático. Porém, a terapia com o psicólogo também costuma ser recomendada para tais condições como parte do tratamento. 

Geralmente, problemas de saúde mental exigem uma abordagem pluridisciplinar que envolve terapia, prática de atividades físicas, adoção de hábitos saudáveis, terapias complementares como yoga e meditação e, em alguns casos, tratamento medicamentoso junto ao psiquiatra.

Então, afinal, quando procurar o psicólogo? Muitas pessoas fazem terapia como parte de uma vida mais equilibrada e saudável, junto de hábitos como prática de atividades físicas, alimentação balanceada e tempo de descanso longe da internet. Outras preferem procurá-lo quando percebem que há algo errado. Sintomas como tristeza profunda, ansiedade constante, vícios, distúrbios alimentares e apatia indicam que é preciso procurar ajuda profissional.

Também é possível procurar direto o psiquiatra nesses casos, principalmente se os sintomas são severos. O profissional irá indicar se é recomendado adotar um tratamento medicamentoso e se é preciso procurar o psicólogo.

 

onde psicólogos e psiquiatras atendem?

Psicólogos e psiquiatras costumam atender em consultórios próprios, mas também em hospitais, clínicas, asilos, hospitais psiquiátricos, centros universitários e programas de reabilitação. 

Dependendo do problema, membros da família podem ser convidados para participar das sessões, principalmente no caso da terapia. 

Se você está se sentindo ansioso, deprimido ou sente que algo não vai bem em sua saúde mental, procure ajuda profissional. Nessas horas, é importante encontrar um psicólogo ou psiquiatra que inspire confiança e com quem se sinta à vontade. A saúde da mente é tão importante quanto a do corpo.

 

 

Referências: 

 

Healthline. Psychologist vs. Psychiatrist: What’s the Difference? Disponível em:

https://www.healthline.com/health/mental-health/what-is-the-difference-between-a-psychologist-and-a-psychiatrist

Web Medical Team. Psychologist or Psychiatrist: Which Is Right for You? Disponível em:

https://www.webmd.com/mental-health/features/psychologist-or-psychiatrist-which-for-you#

LEIA MAIS