Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan: benefícios da prática chinesa para corpo e mente

por Equipe Danone Nutricia 22 de novembro de 2021 5 minutos

O tai chi chuan faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e pode beneficiar o corpo de forma integrada

Uma arte que envolve a mente, o corpo e o espírito — assim é definido o tai chi chuan, arte marcial de origem chinesa que funciona como uma meditação em movimento.

Estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Taiwan explica que o tai chi chuan é praticado há séculos no Oriente para promoção da saúde e longevidade. Recentemente, ganhou popularidade também nas sociedades ocidentais. A prática integra a respiração diafragmática profunda em movimentos corporais contínuos para alcançar um equilíbrio harmonioso entre corpo e mente. 

O tai chi chuan faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, um conjunto de práticas de cuidado milenares. Desde a década de 1970, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o Brasil, a implementarem políticas públicas para uso integrado dessas práticas. 

Mas como se pratica tai chi chuan? E quais são seus benefícios para a saúde?

 

O que é tai chi chuan?

O tai chi chuan é um exercício gracioso, elegante e suave. Envolve uma série de movimentos realizados de forma lenta e focada nas sensações do corpo, acompanhados por uma respiração profunda.  Cada postura flui para a próxima sem pausa, garantindo que o corpo esteja em movimento constante. Os músculos estão sempre relaxados, sem tensões. 

Existem muitos estilos diferentes de tai chi, que podem se concentrar na manutenção da saúde física, por exemplo, ou no desenvolvimento das artes marciais de forma profissional. A prática pode ser adotada por qualquer pessoa, adaptando-se às necessidades de cada uma — mesmo aquelas com restrições de movimento ou que estão se recuperando de uma cirurgia. 

 

Quais os benefícios do tai chi chuan?

De acordo com o Ministério da Saúde, o tai chi chuan traz diversos benefícios:

Para a Saúde:

  • Alonga os tendões
  • Relaxa os músculos
  • Estabiliza a pressão arterial
  • Melhora o ritmo cardíaco
  • Regula taxas hormonais
  • Diminui dores
  • Tranquiliza o sono
  • Desenvolve a coordenação motora
  • Desenvolve a percepção corporal

Para a mente:

  • Estimula a memória, a concentração e a atenção
  • Desenvolve a tranquilidade mental
  • Amplia a percepção sensorial
  • Propicia autoconhecimento
  • Diminui o estresse, a ansiedade e a depressão

Como o tai chi chuan é uma atividade de grupo, também é uma oportunidade para socializar em paz e harmonia. Assim, pode ser uma prática importante de autocuidado. Que tal?

 

Referências: 

Lan C, Wolf SL, Tsang WW. Tai chi exercise in medicine and health promotion. Evid Based Complement Alternat Med. 2013;2013:298768. doi:10.1155/2013/298768. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3844234/

Ministério da Saúde - Secretaria de Atenção Primária à Saúde. O SUS das Práticas Integrativas: Medicina Tradicional Chinesa. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/2375

Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-health-benefits-of-tai-chi

Mayo Clinic. Tai chi: A gentle way to fight stress. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/tai-chi/art-20045184

Tai Chi for Health Institute. What is Tai Chi? Disponível em: https://taichiforhealthinstitute.org/what-is-tai-chi/

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