Meditação

7 técnicas para relaxar tão eficientes quanto a meditação

por Equipe Danone Nutricia 23 de novembro de 2021 5 minutos

Quem tem dificuldades para meditar pode encontrar o relaxamento por meio de técnicas como alongamentos do yoga, produção de diários e até mesmo ouvir música

A meditação é uma técnica de relaxamento que pode aprimorar a saúde emocional e física — mas não é a única. Para quem não tem paciência para se sentar em silêncio e prestar atenção apenas na respiração, há outras práticas que podem trazer benefícios semelhantes ao momento de relaxamento. 

 

Técnicas para relaxar

Todo mundo gosta de relaxar, mas será que todo mundo consegue? Especialmente em momentos de muito estresse, ansiedade ou tensão, não é fácil soltar o corpo e tirar um tempinho para esvaziar a cabeça.

Quando relaxar está difícil, algumas técnicas podem ajudar a entrar no clima e a tirar a cabeça dos problemas:

 

Entre em contato com a natureza

Passamos boa parte dos nossos dias na frente de uma tela, então desconectar é quase sinônimo de relaxar nos dias de hoje. Entrar em contato com a natureza é a melhor forma de desanuviar os pensamentos e mudar de perspectiva. Você pode ir até um parque, se estender pelo gramado e observar os patos na lagoa. Ou então dar uma caminhada por uma praça bem arborizada. 

 

Tenha um diário

Manter um diário parece coisa de criança, mas na verdade é uma ferramenta que pode ser bastante eficiente para limpar a mente e organizar os pensamentos. E a técnica é livre: você não precisa registrar tudo o que aconteceu no seu dia, mas escrever o que quiser, literalmente o que der na telha. 

Você pode, inclusive, manter diferentes diários. Um que funcione como agenda, no qual organiza ideias ou tarefas, e outro para escrever livremente.

 

Ouça música

A música pode ser uma alternativa perfeita para a meditação. Personalize a sua playlist com canções favoritas que ajudam a se concentrar na hora do trabalho, a energizar durante a manhã ou a relaxar durante um momento de pausa. 

Tirar alguns minutos do dia para sentar e ouvir um pouco de música pode ser útil para ajudar a distrair dos problemas e desestressar. Um problema que muitas pessoas encontram na hora da meditação é perceber que a mente vagueia para outros pensamentos enquanto tentam se concentrar, então a música pode ajudar a encontrar esse foco para o relaxamento.

 

Faça alongamentos do yoga

O yoga traz benefícios similares aos da meditação e pode ser mais fácil de praticar para quem tem dificuldades de se concentrar, pois basta seguir a série de posturas. Na hora da pausa, estenda o seu tapete no chão e faça alguns dos alongamentos da prática. Um dos mais famosos é o cachorro olhando para baixo, no qual você apoia mãos e pés no chão e empurra o quadril para cima, alongando as costas. Converse com um profissional da saúde que já o acompanhe, e se houver a orientação, você poderá incluí-lo em uma sequência de exercícios que irão relaxar o corpo e apoiar a concentração.

 

Organize seus pertences

Organizar os pertences parece mais uma obrigação do que uma técnica de relaxamento. Mas em jornadas longas, principalmente na frente de uma tela, fazer uma pausa para colocar a vida em ordem pode ser uma forma de tirar a cabeça dos problemas. Além disso, organizar objetos materiais pode ajudar a organizar, também, os pensamentos, e a deixar o ambiente mais favorável para um momento de concentração intensa no trabalho ou estudos.

 

Dê uma volta

Que tal esticar um pouco as pernas? Dar uma volta pelo bairro movimenta o corpo e ajuda a desanuviar a mente. Peça orientação ao profissional da saúde que lhe acompanha para que, depois das refeições, quando ficamos mais lentos e podemos até sentir sono por causa da digestão, caminhar um pouco pode ajudar a digerir os alimentos e a retomar as próximas atividades do dia renovado.

 

Tenha hobbies criativos

Desenhar, pintar e escrever são atividades criativas que também ajudam a relaxar por alguns instantes durante o dia. E você não precisa ser um artista nem ter talento sobrando. Uma ideia é comprar livros de colorir para adultos. Passe alguns instantes brincando com as cores e preenchendo os desenhos em branco.

Existem técnicas para relaxar para todos os gostos, basta experimentar e ver qual é mais eficiente no seu caso. De toda forma, não deixe de fazer uma pausa ao longo do dia. Descansar por alguns instantes ajuda a reabastecer as energias e a se concentrar.

 

Referências: 

Ministério da Saúde. Meditação: pensamentos controlados, respiração correta e saúde de sobra. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52904&catid=566&Itemid=50155

Michigan Medicine - University of Michigan. Relaxation techniques. Disponível em: https://medicine.umich.edu/

Mind. Relaxation. Disponível em: https://www.mind.org.uk/information-support/tips-for-everyday-living/relaxation/relaxation-tips/

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