Água: por que manter o corpo hidratado é vital

por Equipe Danone Nutricia 08 de outubro de 2020 5 minutes

A água participa de praticamente todas as funções vitais do organismo

Manter-se hidratado é tão importante quanto respirar, principalmente em dias secos. Porém, muitas pessoas se esquecem de beber água durante o dia.

Carregar uma garrafinha para todo canto ou colocar lembretes no celular são formas de manter a hidratação em dia. Mas qual a quantidade correta de água a consumir? De acordo com o Ministério da Saúde, isso varia de acordo com vários fatores, como idade, peso, atividades físicas praticadas e até mesmo o clima e temperatura do local onde vive.

Pessoas sedentárias devem beber, em média, de 2 e meio a 3 litros de água por dia, enquanto aquelas que se exercitam regularmente devem beber de 4 a 5 litros. Atletas de altíssimo rendimento chegam consumir de 8 a 10 litros.

por que a água é tão importante para o corpo?

Além de saciar a sede, a água é essencial para manter o corpo funcionando corretamente e com saúde, pois quase todos os principais sistemas do metabolismo dependem dela para funcionar.

No organismo, a água funciona como um solvente, carregando nutrientes e outros materiais pelo corpo, como as células do sangue, o que possibilita que cada órgão faça o seu trabalho. A água é necessária para:

● Regular a temperatura do corpo, que perde suor ao longo do dia – principalmente em ambientes quentes ou quando fazemos esforços, como subir escadas ou caminhar.

● Movimentar a comida pelo trato intestinal, digerir alimentos e dissolver os nutrientes presentes neles, para que possam passar pelas paredes intestinais até a corrente sanguínea.

● Fornecer um meio para que as principais reações bioquímicas do organismo ocorram, como digestão, produção de energia e construção de tecidos.

● Mandar mensagens elétricas entre as células para diferentes ações, como o movimento dos olhos.

● Lubrificar as partes do corpo para que possa realizar movimentos, como articulações, medula espinhal e tecidos.

● Fornecer nutrientes importantes a todas as células, em particular as musculares, o que retarda a fadiga muscular.

● Ajudar a “desintoxicar” o corpo, eliminando as toxinas no sistema e otimizando a função dos rins.

● Ajudar a evitar a constipação, apoiando os movimentos do intestino.

● Hidratar a pele.

como saber se estou me hidratando o suficiente

Um bom indicativo é a coloração da urina. Quando está mais clara, o corpo tende a estar bem hidratado. Além disso, se você raramente sente sede, provavelmente está bebendo bastante água.

Beber outros líquidos, como suco natural e chá, também é forma de se hidratar. Mas fique atento, pois certas bebidas podem ter muitas calorias e açúcar. Por isso, prefira concentrar os seus esforços de hidratação bebendo água e consuma o resto com moderação, como parte de uma alimentação balanceada.

Ao consumir a recomendação mínima de água, você ajuda o seu corpo a funcionar melhor e a sua saúde global. Hidrate-se!

 

Referências:

Ministério da Saúde. Beber mais água é uma ótima meta para o ano novo.

Ministério da Saúde. Saiba qual é a quantidade de água recomendada para evitar a desidratação.

Nutrição para Leigos. Carol Ann Rinzler. Tradutora Carla Cabrebra. Rio de Janeiro : Alta Books, 2011. 388p.

Ministério da Saúde.

Healthline. Why Is Water Important? 16 Reasons to Drink up.

Mayo Clinic Health System. Water: Essential to your body.

Mayo Clinic. Nutrition and Health Drinking.

Web Medical Team. How Much Water Should I Drink?

UCHealth. Cinq raisons pour lesquelles l’eau est si important pour votre santé.

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